Comece o ano com novos objetivos saudáveis

Já fizemos o balanço do ano que fica para trás e, agora, é hora de traçar novos objetivos para o ano que chega. Para este novo ano propomos-lhe uma série de alterações saudáveis que, à medida que são aplicadas, tornem o balanço final dos meses que se aproximam inigualável! Vamos lá!

Porque é tão importante ter objetivos?

Estabelecer um propósito, uma meta ou um objetivo permite-nos concentrar a nossa força e o esforço para os atingir, superando assim qualquer obstáculo que possa encontrar pelo caminho. Isso faz-nos sentir bem, pois o motivo da felicidade não é só a realização dos objetivos, mas também, durante o caminho, a superação dos obstáculos que nos dá benefícios psicológicos melhorando a nossa autoestima, a nossa confiança, a nossa aprendizagem

Isto implica esforço, dedicação e consistência. E em alguns casos devemos até estabelecer prioridades para superar estes obstáculos e assumir riscos para chegar à nossa meta.

Ter propósitos é ter um objetivo na vida, que vai além do conforto e bem-estar que se pode ter.

Quer ter novos objetivos? Apresentamos-lhe 7 propósitos saudáveis para este novo ano 2020. Acabe o ano com uma saúde de 10 valores!

7 objetivos saudáveis

Controle o seu peso

É importante que o seu peso se mantenha estável. Se conseguir manter um peso estável não terá de se submeter a dietas rigorosas e perder a sua paciência e autoestima. Para isso basta ter cuidado com o que come, todos os dias. Pode permitir-se um capricho uma ou duas vezes por semana, mas o segredo é comer bem diariamente. Pode usar o método da roda da alimentação saudável, para saber a proporção de alimentos que deve ingerir. Não se trata de comer de forma insípida, há inúmeras receitas saudáveis e muito saborosas. Inovar na cozinha com pratos saudáveis vai ajudar-vos a manter o peso!

Controle o seu stress

O stress é cada vez mais a causa de doenças crónicas psicológicas. Um certo nível de stress tolerável ajuda-nos a manter alerta e a responder de forma rápida à situação. Mas o stress elevado e contínuo arrasa-nos. Evitar este tipo de stress é evitar males maiores. E sim, sabemos que em algumas situações não conseguimos controlar o stress, mas podemos minimizar os seus efeitos. Em primeiro lugar, avalie se a situação que está a passar merece mesmo toda essa pressão em cima de si. Às vezes colocamos demasiada pressão em nós, mais do que o que podemos suportar, e isto causa-nos stress.

Se a causa do stress é o nosso trabalho, porque não gostamos do que fazemos ou exige demasiado de nós, dialogue. Por vezes, damos por garantido que não podemos fazer nada mais do que aguentar e, na verdade, a falta de comunicação pode ser o que nos está a minar. Explique a sua situação aos seus colegas e superiores, quem sabe, entre todos, consigam encontrar a melhor forma de aliviar a tensão.

Faça exercício regularmente

Porque estamos programados para isso: para nos mexer-nos. Depois de estar o dia todo sentados, ou a fazer movimentos rotineiros, precisamos de dar ao corpo uma razão para queimar energia e criar músculo. Os músculos atuam como uma faixa que protege os ossos e os órgãos e mantêm o corpo erguido e forte, de tal forma que manter-se em forma diminui as dores associadas à inatividade.

Seja solidário

É também um hábito saudável, principalmente porque, além de ajudar os outros, ficará com a energia recarregada. E para ser solidário não é preciso grandes gestos. Pequenos atos podem ajudar o seu próximo e não custar nada a si. Desde doar alimentos, até doar sangue, passando por uma infinidade de ações que pode fazer e que lhe farão sentir bem. Não se esqueça que o faz pelos outros e lembramos isso porque irá sorrir se pensar que, graças a si, outra pessoa está a sorrir também.

Beba água

Grande parte do nosso corpo é composto por água. O que nos leva a pensar que não bebemos a quantidade de água recomendada? As razões pelas quais, normalmente, não consumimos as quantidades aconselhadas são “a água não tem sabor” ou “não tenho sede”. Caso seja uma das pessoas que não gosta de água, uma maneira de a ingerir é na forma de infusões. E há de muitíssimos sabores!

Se é das pessoas que não tem sede, lamentamos informar que não se deve esperar ter sede para beber: se chega a esse ponto, o nosso corpo está a dizer-lhe que está desidratado. Por isso, não deve esperar ter sede para beber: deve ir bebendo pequenos goles ao longo do dia. E vai notar diferença quando o começar a fazer!

Tempo para si

Cuidar de si a partir de dentro… mantendo uma mente calma. Dedicar tempo para si é uma garantia de saúde e mente calma que ajuda a evitar esse stress que comentamos antes e nos permite conhecer e gostar mais de nós. Dedicar tempo para si, também é deixar que cuidem de si. Sim, é possível. Colocarmo-nos nas mãos de outras pessoas para que nos mimem, nos façam sentir queridos e únicos… O que somos realmente.

Realize um sonho

Este ano não pode acabar sem realizar um sonho. Qual é o seu maior sonho? Então, força, vá atrás dele! Anote o que precisa para o realizar e disponha-se a concretizá-lo. Porque você merece! Nem é preciso dizer que realizar esse sonho será de tal forma importante que se sentirá livre e com energia de enfrentar o que quiser. E quando o concretizar, pense no sonho seguinte!

Como vê, objetivos não faltam! Esta é uma lista de objetivos saudáveis que pode começar a aplicar para que possa aproveitar o ano de 2020 com a melhor saúde.

 

Review Comece o ano com novos objetivos saudáveis.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comentário

¡Subscreva a nossa
newsletter!

Ofertas exclusivas e todas as últimas notícias diretamente na sua caixa de correio eletrónico