Como é que a IA pode potenciar o seu currículo

Prepare-se para dar um impulso à sua procura de emprego com a ajuda da inteligência artificial! Num mundo em que a concorrência laboral é feroz, ter um currículo sólido é como ter um bilhete de lotaria para o sucesso. Mas sabia que a tecnologia pode levar o seu CV ao próximo nível? Vamos apresentar-lhe uns excelentes truques para redigir um currículo que fará com que os recrutadores se fixem em si.

A IA para potenciar o seu currículo

A inteligência artificial está em todo lado hoje em dia, inclusivamente na procura de emprego! Das assistentes de voz como a Siri e a Alexa aos chatbots que respondem às suas preguntas mais urgentes, a IA está a revolucionar a forma como fazemos as coisas. Mas o que talvez não saiba é que também pode aproveitar a IA para elaborar e redigir o seu CV de forma mais eficaz. Interessante, não é?

A favor e contra

Deverá ter em conta que a maioria das plataformas de IA, específicas para fazer currículos e cartas de apresentação, dispõem de um vasto catálogo de modelos entre os quais poderá escolher o seu preferido.

E, para além disso, estas plataformas costumam dispor de assistentes que irão evitar possíveis erros gramaticais e ortográficos, o que sempre dá uma boa impressão junto dos recrutadores e pessoal de recursos humanos. Se se sentir bloqueado(a), poderá criar rascunhos que irã permitir-lhe ter uma ideia de como ficará o seu CV definitivo.

Atenção que a plataforma não fará todo o trabalho por si. Não se esqueça que é você que se candidata a esse posto de trabalho. Por isso, deverá supervisionar todo o processo. A tecnologia serve para otimizar o seu tempo e poupar trabalho.

Antes de tudo, personalização para se destacar

A IA também tem algumas desvantagens que deverá conhecer. Esta tecnologia não irá dar o seu toque pessoal, nem ao CV nem à carta de motivação. A IA não sabe quais são as suas capacidades, competências, atitudes e valores. Para dar a volta a esta lacuna, poderá optar por editar o CV. Os recrutadores adoram currículos personalizados.

Sabia que agora a IA escolhe candidatos?

Os algoritmos analisam as ofertas de emprego mais relevantes, assim como o percurso profissional e a informação académica dos candidatos. Procuram palavras-chave e competências de destaque para facilitar a elaboração do currículo. Antes de entregar o seu CV, assegure-se de que inclui as palavras-chave que aparecem na oferta de emprego.

Passo a passo para criar o seu CV com a IA

  1. Para começar, aconselhamos que não deixe nada ao acaso. Tenha à mão o seu CV, ou pelo menos a sua estrutura, com toda a informação por blocos (dados pessoais, formação académica, experiência profissional, competências e informação adicional: línguas, informática, etc.).
  2. É necessário que esse rascunho de CV esteja atualizado. Caso contrário fará o mesmo trabalho duas vezes.
  3. Pense que tipo de imagem gráfica procura para o seu CV. O seu desenho parte de um conceito que queira transmitir. Não se esqueça que a primeira impressão de qualquer recrutador sobre si, tem origem no seu currículo.

Ferramentas e hacks para melhorar o seu CV com a IA

1.     Kickresume

Trata-se de uma ferramenta que gera currículos IA de OpenAi CPT-4 que usa palavras e texto semelhantes aos redigidos por um ser humano. Conta com mais de 35 modelos aptos para filtros ATS (Applicant Tracking System) que são os filtros utilizados pelo pessoal de recursos humanos para fazer uma primeira seleção dos candidatos.

Como funciona: deverá iniciar a sessão e criar uma conta própria gratuita. Assim que o tiver feito, irá aceder ao painel de Os Seus Documentos. Apenas terá de clicar em Novo currículo com IA. A partir daí, irá preencher um breve formulário que irá gerar o seu currículo. O desenho e conteúdo desse CV poderá ser adaptado e editado, se assim o desejar. Consoante a empresa, o redator do currículo com IA aproveita um modelo de aprendizagem automático premium para facilitar resultados ótimos e relevantes.

2.     Resumaker.AI.

Este criador de IA é caracterizado por ser fácil de usar, intuitivo e muito ágil. Conta com 10 modelos que podem ser personalizados, embora apresentem algumas limitações. Além disso, inclui frases e textos que encaixam com o posto de trabalho oferecido. Uma das suas vantagens é o seu assistente integrado que orienta, de forma interativa, o utilizador. Resumaker.A AI não proporciona uma conta gratuita,  mas sim uma subscrição premium por 9,99 euros mensais.

Como funciona: basta registar-se e iniciar a sessão. Em seguida, terá de clicar na opção Criar o meu currículo. A partir daí, escolhe o modelo que prefere. Posteriormente, Resumaker.AI preenche as secções do CV com texto. Durante o processo, poderá editar ou incorporar texto. Esqueça a falta de inspiração!

Já tem algumas propostas que lhe darão ajuda para melhorar o seu CV. Mas, como em tudo na vida, a sua criatividade é o que se vai sobrepor à tecnologia e dar o toque necessário para convencer o recrutador. Boa sorte na procura de emprego!

 

Review Como é que a IA pode potenciar o seu currículo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comentário

¡Subscreva a nossa
newsletter!

Ofertas exclusivas e todas as últimas notícias diretamente na sua caixa de correio eletrónico