Truques para lavar os ténis na máquina e deixá-los como novos

Os ténis acumulam sujidade e odores desagradáveis. Felizmente, existem truques eficazes para os lavar na máquina e devolver-lhes a frescura e aspeto originais que tanto queremos. Tome nota de como deverá lavar os ténis para que fiquem perfeitos.

Aprender a manter o nosso calçado no melhor estado possível é um passo imprescindível para que estejam sempre como novos. E neste processo, uma das perguntas que nos fazemos é se podemos lavar as roupas e acessórios diretamente na máquina ou se, para que tenham o seu aspeto original, temos de os lavar à mão.

Para responder, em primeiro lugar, é importante ler as etiquetas de cada peça e a forma adequada de a lavar.

 

O que não deve fazer com os seus ténis na máquina

Se, pelas suas características, os ténis forem aptos para a máquina, a última coisa que deve fazer é metê-los na máquina tal e qual, ou seja, com os atacadores soltos, com as palmilhas, outros elementos que tenham ficado dentro dos ténis, etc. uma vez que isso pode causar problemas, tanto para os ténis como para o eletrodoméstico.

Estando isto esclarecido, a recomendação dos profissionais nesta área é que se encarregue de fazer uma manutenção regular ao calçado. Pelo menos uma vez por semana deve passar um pano húmido pelos ténis para eliminar a sujidade superficial que tenha impregnada. Assim, poderá reduzir a quantidade de lavagens na máquina, o que é totalmente aconselhável se quer evitar que acabem por perder a sua forma original.

Mas há exceções muito concretas, como os ténis de camurça. Não deverá metê-los na máquina em nenhuma circunstância.

 

Os passos para lavar os ténis na máquina

1. Primeiro, deverá escová-los para retirar restos de pó ou sujidade agarrada, tanto na superfície como na sola.

2. Uma vez escovados, é aconselhável usar sacos de pano, separando o calçado dos atacadores. Escolha um programa sem centrifugação e que use a água fria como alternativa à água quente. Por precaução, reveja o manual de utilização e selecione um programa abaixo dos 30° C. Se lavar a uma temperatura superior, alguns materiais poderão ficar deformados com o calor da água. Se ainda tiver o manual, dê uma olhadela e pode ser que esteja especificada uma lavagem especial para ténis.

3. Se também quiser lavar os atacadores, coloque-os num saco e meta-os dentro da máquina. Dê nós para os proteger.

4. Que fazemos com as palmilhas? Geralmente, se não forem muito resistentes, costumam ficar estragadas na máquina, pelo que, deverá lavá-las à mão.

5. Por outro lado, não deve meter mais coisas na máquina, para além dos ténis. Se meter outras peças, a própria sujidade dos ténis provavelmente estragará toda a roupa.

 

Como lavar ténis brancos?

Há muitos tipos de ténis, de diferentes materiais e cores. O branco, em concreto, é uma das cores mais delicadas e a mais frequente neste tipo de calçado. Em geral, não há muitas diferenças em relação aos passos que seguimos anteriormente; mas deverá prestar atenção ao amaciador. É melhor usar um detergente sem lixívia, suave ou indicado para roupa branca. A lixívia pode fazer com que os ténis fiquem amarelos.

Outro truque para que o branco se mantenha impoluto é misturar o detergente com bicarbonato e lavá-los à mão. Só terá de escovar os ténis e depois limpá-los com um pano húmido. Repita a escovagem, se necessário, e espere cinco minutos.

Só quando os ténis tiverem recuperado a sua cor branca original é que deverá metê-los na máquina, respeitando as indicações do programa de lavagem.

Que fazer se não pudermos lavar os ténis na máquina?

Nesse caso, não se preocupe, porque irá conseguir bons resultados se fizer uma manutenção regular, seguindo estes passos:

1. Escove a superfície com intensidade e depois limpe o exterior do calçado com um pano húmido

2. Retire as palmilhas, lave os ténis à mão e deixe que sequem ao ar livre, mas sem os colocar diretamente ao sol.

3. Assim que estiverem secos, deverá borrifar os ténis com um produto desinfetante.

Independentemente da manutenção básica, se o material do seu calçado não for apto para a máquina e também não puder livrar-se das manchas desta maneira, então é melhor que leve os ténis a um especialista nesse tipo de calçado para que fiquem como novos.

Como vê, basta seguir uns passos para consiguir ter os seus sapatos limpos e cada vez mais brancos. Esperamos que tenha gostado deste artigo. Temos mais truques para o lar, como eliminar o ruído visual em casa ou as melhores apps para poupar.

Review Truques para lavar os ténis na máquina e deixá-los como novos.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comentário

¡Subscreva a nossa
newsletter!

Ofertas exclusivas e todas as últimas notícias diretamente na sua caixa de correio eletrónico