Propriedades nutricionais do arroz

O arroz é um dos alimentos mais usados no dia a dia. Não só na cozinha portuguesa como a nível mundial. Mas conhece as suas propriedades nutricionais? Neste artigo partilhamos quais são e outras curiosidades sobre este cereal.

O que é o arroz?

O arroz é um cereal e, como tal, é classificado como um alimento farináceo. Cresce de uma planta herbácea da família das gramíneas, a qual precisa de um clima ameno ou quente e húmido para se desenvolver.

É uma das principais fontes de energia a nível mundial e representa a base da alimentação em vários países da Ásia e América do Sul. Em Portugal o arroz também faz parte da base da alimentação e fonte calórica da população.

Propriedades nutricionais do arroz

Como referimos anteriormente, o arroz é um cereal e classifica-se dentro dos farináceos, por isso, de entre os seus nutrientes predominam os glícidos. Na sua composição glicídica destaca-se o amidoum tipo de hidrato de carbono complexo. O teor de proteínas e lípidos é notoriamente inferior, em comparação com os glícidos. O arroz branco praticamente não tem fibra e está isento de glúten. De entre os seus micronutrientes destacam-se o fósforo e o potássio. Além disso, é rico em vitamina B3 e B6.

Qual a diferença entre arroz branco e integral?

A principal diferença entre o arroz branco e o integral é que o branco sofreu um processo de branqueamento. Isto consiste em eliminar a casca e as camadas mais exteriores, deixando apenas a parte do grão chamada endosperma, ou seja, a parte rica em amido.

Devido ao branqueamento, o arroz branco perde alguns nutrientes que estão presentes na casca e, portanto, ficam no arroz integral. O principal nutriente que contém a casca, ou farelo, é a fibra, mas também tem maior concentração de algumas vitaminas e minerais do que o endosperma, como as vitaminas do grupo B, o magnésio e o potássio.

Que produtos derivados do arroz podemos encontrar?

Atualmente podemos encontrar uma grande variedade de produtos derivados do arroz no supermercado, entre eles temos os seguintes:

Farinha ou sêmola de arroz

A farinha de arroz é obtida moendo o grão de arroz até um pó fino. No caso da sêmola, o grão também é moído, mas o tamanho é superior ao da farinha.

Produtos processados elaborados a partir de farinha ou sêmola de arroz

Existem vários tipos de produtos preparados com arroz a partir da sua farinha ou sêmola, como o pão, a pasta ou produtos de pastelaria, sejam bolachas, bolos ou outros produtos de pastelaria. Dentro dos produtos sem glúten predominam os elaborados com farinha de arroz e com farinha de milho.

 Tortitas de arroz

As tortitas de arroz são formadas por arroz aglomerado e pressionado, e, normalmente, recebem uma forma redonda ou quadrada. Dentro da gama de tortitas Vitalday da Gullón pode encontrar diferentes tipos de sabores nas tortitas de arroz, entre eles: tortitas de arroz com chocolate negro, tortitas de arroz com chocolate e framboesa, tortitas de arroz com chocolate e laranja e tortitas de arroz com chocolate e coco.

Arroz inchado

O arroz inchado é um produto que se prepara aquecendo o grão de arroz a alta pressão com a presença do vapor. Deste modo, incha e fica crocante. É possível elaborar arroz inchado em casa, mas as características nutricionais diferem bastante, pois a nível doméstico é preparado frito em óleo. Isso faz com que aumente em grande proporção o teor de gorduras destas tortitas.

Alguma receita com tortitas de arroz?

Tarte de queijo com base de tortita de arroz

Ingredientes:

  • 1 tortita de arroz Gullón
  • 75 g de leite em pó para cozinhar
  • 75 g de queijo fresco para barrar
  • 10 g açúcar
  • 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
  • 1 folha de gelatina neutra
  • Fruta natural para decorar

Preparação:

  1. Antes de começar coloque a folha de gelatina em água fria.
  2. Numa panela adicione o leite em pó, o queijo fresco para barrar e o açúcar. Aqueça a mistura em lume brando e vá misturando ao mesmo tempo, para os ingredientes se misturarem.
  3. Assim que os ingredientes estiverem misturados, adicione a gelatina ao preparado de queijo e mexa até estar bem envolvido.
  4. Coloque o papel de alumínio à volta da tortita, envolvendo-a. Pode dobrar o papel de alumínio algumas vezes para ter mais consistência e une as duas pontas com um pouco de fita para que o círculo se mantenha fechado.
  5. Finalmente, e com cuidado, junte o recheio de queijo por cima da tortita e deixe repousar umas horas no frigorífico até endurecer.
  6. Antes de servir a mini tarte de queijo com base de tortita de arroz, decore com a fruta da época preferida.

 

Aproveite o arroz em todas as suas formas agora que conhece as suas propriedades nutricionais!

Review Propriedades nutricionais do arroz.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comentário

¡Subscreva a nossa
newsletter!

Ofertas exclusivas e todas as últimas notícias diretamente na sua caixa de correio eletrónico