Convidado com doença celíaca? Como organizar um jantar seguro e delicioso para todos

Hoje em dia é difícil não ter um amigo, um familiar, ou um conhecido que sofra de doença celíaca. No entanto, mesmo que conheçamos a doença no nosso círculo pessoal, temos tendência para pensar que as pessoas com essa doença não podem comer quase nada, ou que a sua comida deve ser sempre especial. Quer seja o convidado, quer seja o anfitrião com doença celíaca e tiver de preparar uma ementa sem glúten, estes conselhos irão ajudar a que o serão seja perfeito e seguro.

 Prepare um cesto de compras “sem glúten”

Se for a primeira vez que vai comprar produtos sem glúten, poderá parecer-lhe complicado. Mas se já tiver tido acesso a algumas listas de produtos para celíacos, certamente será mais fácil.

Ao fazer as compras verá que existem produtos genéricos que não fazem qualquer referência na sua etiqueta que são especificamente “sem glúten”. No entanto, irá encontrar outro grupo de alimentos que incluem a menção sem glúten, ou o símbolo da espiga cortada na embalagem: são os produtos não genéricos. Simplificámos a lista para que seja mais fácil, e para que não suscite dúvidas.

Produtos genéricos da sua lista de compras

Em relação a estes alimentos, não é necessário que tenham nenhuma menção “sem glúten”. Vejamos.

  • Azeite, manteiga (naturais, sem ervas).
  • Sal (sem nenhuma espécie ou condimento acrescentado).
  • Frutas e legumes frescos.
  • Carne e peixe não manipulado nem processado.
  • Leite, iogurte natural (os de sabores devem especificar “sem glúten”).
  • Açúcar, mel.
  • Frutos secos naturais (não foram incluídos os torrados ou salgados).

Mesmo assim, é melhor rever sempre as etiquetas de cada produto para verificar que não poderá conter vestígios de glúten nos ingredientes.

 Produtos não genéricos indicados para a doença celíaca

Se quiser preparar uma ementa sem glúten para esse familiar que tem doença celíaca, deverá confirmar a etiqueta “sem glúten” desses produtos quando os comprar.

  • Carne e peixe manipulado ou processado: hambúrguer, salchichas…
  • Especiarias moídas.
  • Farinhas de cereais. Devem ter sempre a referência “sem glúten”.
  • Massas de cereais.
  • Alguns podem ser considerados produtos genéricos. No entanto, é melhor que compre apenas os que especifiquem a sua composição sem glúten.
  • Pão e bolachas.

Se um produto tiver a menção “baixo teor de glúten” ou “pode conter vestígios de glúten” não é indicado para um celíaco. Também não são indicados para a doença celíaca os produtos a granel, uma vez que, poderão  facilmente conter vestígios. Lembre-se: se tiver dúvidas, o melhor é ver a etiqueta ou as listas oficiais de produtos com e sem glúten.

Não tenha receio da doença celíaca. Conselhos para a manipulação dos alimentos

O mais importante ao preparar uma ementa sem glúten é que não exista uma contaminação cruzada com os pratos que vai preparar para os restantes convidados. Por essa razão, recomendamos que prepare as mesmas receitas para todos os comensais.  Perante a indecisão, é preferível que pergunte à pessoa celíaca, uma vez que esta certamente o(a) poderá ajudar. Para começar, deverá prestar especial atenção aos seguintes aspetos.

Utensílios de cozinha:

  1. Deve realizar uma lavagem das mãos em profundidadeantes de preparar a ementa sem glúten. É preferível que durante esse processo não prepare, em simultâneo, pratos que contenham glúten.
  2. Limpe todas as superfícies da cozinha, todos os utensílios e todos os panos. Não deverá ficar qualquer vestígio de migalhas, farinhas, etc. Se possível, use panos ou utensílios novos.
  3. Tente lavar com água e detergente, ou na máquina de lavar loiça, todos os utensílios de que irá precisar. Embora pareçam limpos, é sempre melhor voltar a fazê-lo antes de cozinhar. Mesmo que lhe pareça que não é necessário, ao estar ao lado de utensílios com glúten poderá haver contaminação. Não deve usar tábuas ou instrumentos de madeira. Acumulam a sujidade e mesmo que não seja visível, poderão conter vestígios de glúten.
  4. O saleiro é uma fonte de fácil contaminação. Assim, abra uma embalagem nova para esse dia. Sem nos apercebermos, podemos temperar carne ou peixe e depois tirar um pouco de sal. Esse saleiro poderá conter vestígios de glúten.

Limpeza de eletrodomésticos:

  1. Em relação ao forno… antes de o usar deverá limpá-lo bem para que não fiquem restos de alimentos que contenham glúten. Também não é correto usar o ventilador do forno, pois pode espalhar partículas de glúten de preparações de dias anteriores.
  2. Nunca utilize uma torradeira que tenha sido utilizada anteriormente com produtos que contenham glúten. Mesmo que a limpe, continuará a contaminar os alimentos. Existem uns sacos para torrar pão em torradeiras onde tenha sido anteriormente usado pão com glúten. Não são fáceis de encontrar, pelo que se quiser torrar pão sem glúten, o melhor será fazê-lo numa frigideira quente.
  3. Em relação ao micro-ondas, deverá limpá-lo previamente, antes de colocar alimentos. Os micro-ondas ficam facilmente sujos, sem que nos apercebamos. E, como é óbvio, nunca aqueça um alimento com glúten e outro sem glúten alternadamente.
  4. Fritadeira… Totalmente proibida!Se tivermos cozinhado um alimento com glúten na fritadeira, esta estará certamente contaminada. Por muito que mudemos o óleo, nunca ficará suficientemente limpa. Se necessitar de fritar um alimento, o melhor é utilizar uma frigideira ou uma panela à parte.

Adicionalmente, quando preparar a sua mesa deverá recordar que as toalhas e os guardanapos deverão estar acabados de lavar. Mesmo que estejam limpos, se os guardarmos numa gaveta juntamente com outros utilizados diariamente, é possível que fiquem sujos com migalhas de pão.

A manipulação correta e a higiene na cozinha são imprescindíveis para que os seus convidados comam com segurança. Lembre-se que “mesmo que seja só um bocadinho de glúten” é um problema!

Que posso preparar para os meus convidados com doença celíaca?

Uma das ideias para elaborar uma deliciosa ementa sem glúten é preparar aperitivos sem glúten. Poderá optar por preparar aperitivos à base de Crackers Sem Glúten, ou com umas Tortitas sem glúten Vitalday. Encontrará muitas ideias se consultar as nossas receitas de aperitivos e canapés.

Depois poderá apresentar uma entrada à base de puré de leguminosas ou uns legumes refogados com alho ou fiambre. Como prato principal poderá optar por uma carne ou peixe grelhado, acompanhado com salada. Não é necessário privar-se de uma deliciosa sobremesa. Prepare um carrot cake ou um bolo mármore sem glúten, ou termine a sua ementa com uma fruta da época.

 

Os seus convidados celíacos vão adorar a sua ementa! E lembre-se… na dúvida, o melhor é perguntar ao seu convidado. Certamente que este o(a) irá ajudar a preparar umas deliciosas receitas sem glúten.

Review Convidado com doença celíaca? Como organizar um jantar seguro e delicioso para todos.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comentário

¡Subscreva a nossa
newsletter!

Ofertas exclusivas e todas as últimas notícias diretamente na sua caixa de correio eletrónico