A função do açúcar no nosso corpo

Os alimentos que ingerimos dão-nos diferentes tipos de nutrientes que o nosso corpo usa para diversas funções. Por exemplo, as proteínas são necessárias para formar e manter o músculo. O cálcio ajuda na manutenção dos nossos ossos. O ferro contribui para a formação dos glóbulos vermelhos… Então, que funções exerce o açúcar no nosso corpo? Vamos ver!

O que são estes açúcares?

Os hidratos de carbono são nutrientes básicos numa alimentação saudável e equilibrada, pois dão-nos energia para que o nosso corpo funcione. No entanto, existem várias classes de hidratos de carbono, de acordo como o nosso organismo os usa: carboidratos de absorção lenta, carboidratos de absorção rápida e fibra.

Os açúcares pertencem ao grupo dos hidratos de carbono de absorção rápida. E o que significa isso? Vai ver que é muito simples. Quando ingere um alimento que contém açúcares, devido à sua estrutura, o seu corpo digere-os e absorve muito facilmente e sem grande esforço, conseguindo energia rapidamente. É por isso que recebem esse nome. Relacionado com isso, no mês passado explicámos o que é o índice glicémico.

Os hidratos de carbono complexo, por sua vez, são mais lentos de digerir e absorver. Dando-lhe, assim, energia durante mais tempo.

Todos os açúcares são iguais?

OS açúcares podem ser encontrados numa grande variedade de alimentos. No entanto, deve ter em conta que nem todos os açúcares são iguais:

Açúcares naturalmente presentes no alimento

Fazem parte deste grupo os alimentos que contêm, de forma natural, açúcares na sua composição nutricional. A fruta e os vegetais são um bom exemplo. Estes alimentos são compostos essencialmente por água, açúcares, fibra, vitaminas e minerais.

Açúcares adicionados

São considerados açúcares adicionados ou açúcares livres aqueles que tenham sido adicionados aos alimentos pelos fabricantes, cozinheiros ou pelos próprios consumidores, bem como os que estão naturalmente presentes nos sumos de fruta, nos concentrados de fruta, no mel e nos xaropes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda reduzir o consumo de açúcares livres, tanto em adultos como em crianças, de forma a que não representem mais de 10% das calorias da nossa dieta diária. Devemos ter cuidado e deixar estes produtos para ocasiões especiais ou para um consumo ocasional.

Produtos com ambas as classes de açúcares

É possível encontrar um alimento que contenha ambos tipos de açúcares. Um copo de leite com mel, por exemplo. O leite contém lactose (açúcar), na sua forma natural, e se lhe adicionar um pouco de mel (açúcar) passa a ser um produto com açúcares adicionados.

Como saber se um produto contém açúcares adicionados?

A chave para perceber o que esse alimento vai representar para a nossa dieta é ter em atenção o rótulo do produto. Todos os produtos embalados incluem um rótulo com a informação nutricional, ou seja, os ingredientes usados para preparar o produto, os nutrientes (hidratos de carbono, açúcares, gorduras, proteínas…) que tem e se indica se contém algum produto que possa causar alergias.

Quando, na lista de ingredientes, aparece “açúcar” significa que a esse produto foi adicionado açúcar livre durante a sua preparação. No entanto, deve ter também em conta que os ingredientes deveriam estar sempre ordenados da maior para a menor quantidade.

Escolha o melhor combustível de energia para o seu corpo!

 

Review A função do açúcar no nosso corpo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comentário

¡Subscreva a nossa
newsletter!

Ofertas exclusivas e todas as últimas notícias diretamente na sua caixa de correio eletrónico