Guia fácil para desfrutar de viajar só

Se sempre quis viajar sozinho(a) e enfrentar os desafios que acarreta, dizemos-lhe quais são as suas vantagens e os conselhos para ir só e desfrutar de plena liberdade. Deve sempre viajar em total segurança e ao seu ritmo.   

A maior parte das pessoas viaja em grupo, com parceiro(a) ou em família. Mas muitas pessoas já desfrutaram da liberdade de poder viajar sozinho(a), desfrutar da independência e de não ter de se preocupar em tomar decisões com outras pessoas. Se for a primeira vez, poderá sentir-se nervoso(a), mas verá que viajar sozinho(a) não mete medo. Desfrute!   

Os melhores conselhos para viajar só 

1. Planear sempre 

É uma das primeiras regras que fazem parte deste guia. Tal como fazemos quando viajamos com um(a) parceiro(a) ou com amigos, é importante planear bem a viagem, o percurso, o destino, o alojamento e tudo o que vamos fazer. Quando viajamos sós o ideal é contratar tudo antes da viagem, assim como arranjar um guia local, e que partilhemos com os nossos familiares e amigos o contacto das pessoas com as quais iremos estar.  

Ou seja, é sempre importante dar informação sobre a nossa viagem: qual é o percurso e o que vamos fazer. Se mudarmos de rota, também é importante que os nossos familiares saibam.   

Outra das coisas que fazem parte deste planeamento é fazer uma lista com tudo o que levamos. 

2. Escolher destinos fáceis, menos perigosos e próximos 

Se for a primeira vez que viaja só o melhor é não arriscar demasiado. Por isso, aconselhamos destinos mais próximos, turísticos, pouco perigosos e com uma boa rede de transporte que lhe permitam deslocar-se de forma simples, como por exemplo para os bairros mais centrais de uma cidade. 

3. Bagagem leve 

Quando vai só não deve ir muito carregado(a) de bagagem. Com uma mochila ou uma única mala terá tudo o que precisa. Lembre-se que quanto mais peso levar mais difícil será deslocar-se. O nosso conselho é levar o essencial e comprar o que necessitar já no destino. 

4. Dominar o inglês e algumas palavras da língua local 

Se quer aventurar-se a viajar para o estrangeiro, recomendamos que consiga comunicar com fluidez em inglês. Também é aconselhável saber algumas das palavras mais usadas na língua local do nosso destino. Podemos encontrar frequentemente pessoas que não sabem falar inglês e será mais fácil se soubermos algumas palavras na sua língua. 

5. Tomar conta dos seus pertences para evitar roubos ou perdas

Um conselho é não levar coisas de muito valor. Vamos viajar e o que nos interessa é conhecer novos lugares, não é exibir relógios nem joias caras.  

Além disso, também é recomendável levar sempre consigo os documentos importantes, como o passaporte, dinheiro, bilhetes, ingressos ou bilhetes de avião. Nada melhor que ter uma pequena mochila ou uma pochete à cintura, que possa ficar debaixo da roupa, para que as suas coisas estejam num lugar seguro e não seja tão fácil aos ladrões acederem. 

6. Fazer um seguro 

Antes de ir para o seu destino, deve informar-se bem sobre os seguros de viagem existentes e saber quais são as suas coberturas para saber que opções tem no caso de sofrer um acidente ou ficar doente.   

O seguro internacional é um dos mais reconhecidos e que oferece essa segurança de que vai necessitar, especialmente se for a primeira vez que viaja só. 

7. Excursões em grupo 

Se deseja viajar sozinho(a), é certamente porque lhe apetece liberdade. Mas também é possível conhecer outras pessoas contratando excursões em grupo. Nesse caso, é fácil conhecer pessoas e poderá haver pessoas do seu país, com as quais poderá fazer amizade e combinar para fazer as visitas. 

8. Perguntar aos locais 

Nada melhor do que os habitantes locais para descobrir melhor o seu destino. Faça perguntas sobre os costumes, planos ou restaurantes para poder desfrutar ao máximo da cidade ou da localidade.   

Dicas para viajar só 

  • Tenha tudo organizado antes de começar a viagem  
  • Se for a sua primeira vez escolha um destino mais fácil  
  • Não diga a toda a gente no destino que está só  
  • Partilhe detalhadamente a sua viagem e os contactos das pessoas com as quais irá estar com a sua família.  
  • Descubra novas atividades que sabe que lhe vão agradar  
  • Desfrute da liberdade de fazer o que quiser em qualquer momento  
  • Preste atenção às leis de cada país e contrate um guia local de confiança  
  • Tenha sempre à mão e a salvo os seus documentos e dinheiro  

Atreva-se a explorar o mundo ao seu ritmo e mergulhe na maravilhosa aventura de descobrir-se a si mesmo(a) enquanto conhece novos lugares. Estes conselhos foram úteis para desfrutar quando viajar sozinho(a)? Gostaríamos de saber se gosta mais de viajar só, em família, com um(a) parceiro(a) ou com amigos. Agora, o mundo é seu para que o explore. Assim, torne os seus sonhos realidade e comece a sua próxima aventura!  

 

Review Guia fácil para desfrutar de viajar só.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comentário

¡Subscreva a nossa
newsletter!

Ofertas exclusivas e todas as últimas notícias diretamente na sua caixa de correio eletrónico