Hack para universitários: ondas alfa para estudar

Sabe o que são as ondas alfa? É um tipo de música que ajuda a melhorar e potenciar a nossa mente para que consiga recordar melhor e se concentre com mais facilidade. Contamos-lhe o que deve saber sobre as ondas alfa e como estimulá-las para estudar.  

Quantas ondas cerebrais existem e por que razão as ondas alfa são importantes?   

Existem muitos aspetos do nosso cérebro que desconhecemos. Mas é fascinante podermos entrar nele para saber como atua e como conseguir potenciá-lo. Mais concretamente, o cérebro consegue detetar 5 tipos diferentes de ondas cerebrais que conseguem influenciar os nossos sentimentos e emoções.   

São as alfa, beta, gama, delta e teta, e cada uma corresponde a frequências em hertz: as Ondas alfa: 8 -12 Hz; as Ondas delta: 1–4 Hz; as Ondas teta: 5- 7 Hz; as beta: 13–32 Hz; e as gama: > 32 Hz.  

Quando falamos de ondas alfa, referimo-nos às primeiras que Hans Berger descobriu em 1924 (por isso também são denominadas ondas Berger). Este investigador observou que o cérebro emitia ondas de muito baixa frequência. São produzidas na zona occipital (posterior) e estão relacionadas com o relaxamento (o nosso cérebro emite-as quando está em repouso).  

Os benefícios das ondas cerebrais consistem em permitir-nos:  

  • Ser mais criativos  
  • reter melhor os conceitos  
  • Melhorar a memória e a concentração  
  • E, claro, relaxar.   

Existem até peritos que afirmam que conseguem ter efeitos na redução da depressão, embora ainda não existam evidências científicas disso Seja como for, o segredo está, então, em saber usá-las para estas ações e, mais concretamente, para estudar.  

Como podemos potenciar as ondas alfa  

É possível fazê-lo através de diversos estímulos e ações. Por um lado, e como as ondas alfa atuam em pleno relaxamento, muitas pessoas meditam e, assim, conseguem potenciar as ondas alfa no cérebro.  

Outras das atividades que podemos fazer para gerar maior intensidade das ondas alfa incluem: contar até 100, praticar ioga, deitar-se na cama e descansar, acariciar o animal de estimação, respirar lentamente, ouvir música, ver televisão, ler um livro ou tomar banho, uma vez que são ações que nos relaxam totalmente.  

Por que razão influenciam o estudo e como podemos tirar proveito?  

Se é estudante ou se necessita da memória diariamente, então interessa-lhe saber por que razão as ondas alfa são benéficas para o estudo e para a retenção de conceitos.  

Neste caso é usada a música, mas nem todos os tipos de música. Uma música mais relaxante, calma e pausada, para conseguir estimular o cérebro e reter os conceitos que necessitamos. Como a música clássica, os cantos gregorianos e religiosos. Assim, através das ondas alfa e da música, conseguimos que o relaxamento nos traga o estado perfeito para memorizar. Muitos estudantes praticam esta atividade, desde que não existam outras coisas que os incomodem, como o som do telemóvel, da televisão ou o barulho da rua  

A hormona dopamina  

Desta forma, a música relaxante irá estimular as ondas alfa e o cérebro irá segregar hormonas, como a dopamina. De um modo geral esta hormona é responsável pelas sensações agradáveis, também favorece o estado de alerta e é capaz de coordenar o cérebro.  

Mais ondas alfas, maior retenção e estudo  

Os peritos afirmam que quanto mais potenciarmos as ondas alfas mais conceitos conseguiremos reter e estimulamos melhor a memória. Por isso é o estado de excelência para o estudo.  

Embora a ciência ainda não tenha conseguido explicar este fenómeno, está cada vez mais comprovado que as ondas alfa e a concentração andam de mão dada e ajudam nos exames.   

A sorte é que na internet existem muitos vídeos, sons de onda alfa e música relaxante que têm impacto e ajudam nos estudos. Assim, é cada vez mais fácil reter conceitos de forma mais rápida! Também poderá aplicar estes truques para se concentrar e memorizar melhor. E no dia-a-dia, quando estiver stressado(a), faça um intervalo para “cultivar” as suas ondas alfa e verá como ficará imediatamente relaxado(a).   

As ondas alfa oferecem um fascinante mundo de possibilidades para potenciar a nossa mente, melhorar a nossa concentração e reter informação de forma mais eficaz. Assim, poderá maximizar a sua capacidade mental com esta ferramenta poderosa. A próxima vez que se sentar para estudar, pense em ativar as suas ondas alfa e desbloquear todo o seu potencial intelectual. O seu cérebro irá agradecer!  

 

Review Hack para universitários: ondas alfa para estudar.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comentário

¡Subscreva a nossa
newsletter!

Ofertas exclusivas e todas as últimas notícias diretamente na sua caixa de correio eletrónico