Truques para eliminar o ruído visual em casa

No nosso lar, devemos criar uma atmosfera total de bem-estar e relaxamento. E com a quantidade de coisas que costumamos ter, apenas vemos caos. A isto também se chama ruído visual, ou seja, tudo o que nos irrita ou é desagradável à vista. Como podemos decorar a casa sem este tipo de ruído? 

1. A era tecnológica e mais caos que nunca 

Uma das coisas em que podemos estar de acordo é que, com a tecnologia sempre presente no nosso dia a dia, vivemos sempre ligados. Isso faz com que tenhamos uma variedade de dispositivos eletrónicos: o router, o telemóvel, o tablet, o portátil, e uma série de tomadas e carregadores pendurados nas paredes ou a ocupar o chão da casa. 

A nossa casa parece mais uma loja de artigos tecnológicos e o ruído visual é o protagonista. O que podemos fazer? 

2. Como esconder as tomadas 

Uma das opções é apostar na tecnologia Wireless. De certeza que já tem uns auriculares eletrónicos sem fios, o que poderá ser adotado para todos os dispositivos que tenha. Através do bluetooth a nossa casa irá parecer outra porque já não existirão demasiadas tomadas por todos os lados. 

3. Caixas para meter todas as tomadas  

Com o objetivo de acabar com este ruído visual, especialmente com os fios por todos os lados, existem ideias decorativas. É o caso das caixas que são usadas para o efeito. Costumam ser brancas e negras, ou coloridas, e ficam muito bem onde quer que as ponha. Costumam ter um buraco para que possam passar os cabos no seu interior e assim não se vêem por fora, criando um efeito antiestético aos nossos olhos. 

4. Cestos de várias cores 

Para não deixar tudo espalhado por todos os lados, desde pens, a telemóveis, papeis pequenos, documentação, esferográficas, pilhas e todas essas pequenas coisas que estão por todos os lados e que não fazem mais do que acumular-se em todos os cantos da casa, existem cestos organizadores de várias cores. 

Podemos meter todas estas coisas nesses cestos que também servem de decoração. Uma boa alternativa para que a nossa casa esteja mais arrumada e possa usufruir do bem-estar que merece. 

5. Menos em decoração, é mais 

Sabemos que esta é uma máxima que existe há muito tempo e, de facto, adotar esta filosofia de vida funciona. Sabemos perfeitamente o  que nos chateia em nossa casa e o que é que nos provoca este ruído visual. Por isso apenas basta mudar a situação. 

Menos é mais é uma das bases do método da guru da organização, a empresária Marie Kondo, que professa esta frase. 

Para ela, o importante é organizar e deixar de lado as coisas que não usamos. Ou seja, devemos centrar-nos em vender, doar, deitar fora, as coisas que não vamos usar e que são inúteis, porque ocupam muito do espaço que poderia ter para outras coisas e que nos nos provocam esse ruído visual que não nos permite estarmos confortáveis na nossa própria casa. 

6. Cores mais claras 

Já podemos ter um novo ambiente no nosso lar, oferecendo-lhe o calor humano de que todos necessitamos. Nesse caso, nada melhor que decorar com cores um pouco mais claras, porque proporcionam tudo isso e, de acordo com os peritos, permitem reduzir o ruído visual. 

Tem uma vasta paleta de tons, incluindo branco, bege, ocre, cinzento, verde azeitona, lilás e azul pastel. Isto deve ser incorporado em praticamente em todas as divisões e nas mais pequenas, onde tudo está à vista e fica mais sobrecarregado. 

7. Tenha à mão as coisas do dia a dia 

Se tiver armários e caixas suficientes, então deixe nas estantes e à vista apenas as coisas de uso diário. E depois terá espaço para o que mais gosta: fotos, recordações de viagens, entre outras, mas sem sobrecarregar o espaço. 

E as restantes coisas: livros, utensílios de cozinha, loiça e serviços de chá, bibelôs esquecidos, revistas, agendas etc… em caixas e empilhados nos armários para que não estejam à vista e os tiremos apenas quando necessitamos. 

8. Móveis práticos 

Para que a sua casa tenha menos ruído visual uma opção é ter móveis muito mais práticos. Por um lado, mais pequenos e que ocupem menos espaço, e simultaneamente que sirvam para diversos fins.  

Ou seja, as camas com gavetas por baixo para guardar roupa, os pufs para nos sentarmos que se abrem e são também organizadores, os bancos para nos sentarmos que sejam sapateiras para podermos colocar os sapatos e guardar roupa, etc. Por sorte, cada vez existem mais móveis deste tipo nas lojas.  

 

Criar um espaço relaxante em casa implica acabarmos com o ruído visual, causado pelo excesso de objetos. Que outros truques usa no seu lar sem cair neste problema? Conta-nos tudo nos comentários! 

 

 

Review Truques para eliminar o ruído visual em casa.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comentário

¡Subscreva a nossa
newsletter!

Ofertas exclusivas e todas as últimas notícias diretamente na sua caixa de correio eletrónico