Que plantas de interior colocar na casa de banho

Geralmente, consideramos a casa de banho uma divisão assética e minimalista. Não é fácil encontrar complementos que a refresquem e modernizem. O frio do inverno também não ajuda à renovação. Existem plantas de interior, algumas capazes de florescer no inverno, ideais para dar um toque ecológico, vivo e relaxante. Dizemos-lhe por onde começar.    

Casas de banho mais naturais   

Durante este ano, os peritos em decoração de interiores continuaram a apostar na inclusão de materiais naturais – pedra, vidro, metais, madeiras especiais e plantas de interior – em todas as divisões da casa. As madeiras tropicais – ébano, teca, ipê, jatoba, wengué, etc.- são ótimas para suportar o excesso de humidade e a falta de ventilação de muitas casas de banho. As espécies vegetais tropicais também são as mais aconselháveis para “sobreviver” em qualquer casa de banho.   

Neste sentido, é conveniente escolher plantas que ajudem a oxigenar o ar. Na maioria das casas de banho há demasiada humidade e condensação de vapor devido à saída de água quente. Também não costuma haver luz natural, janelas ou extratores que ventilem a divisão. Por isso, é preciso saber escolher as plantas adequadas.   

Um toque zen   

Cada vez mais, o conceito de spa é transferido para a casa de banho. Na verdade, a casa de banho está a tornar-se o espaço por excelência para relaxarmos do stress diário. As plantas trazem benefícios estéticos, mas também anímicos. Por um lado, dão um toque de cor que quebra o monocromático. Por outro lado, refrescam e purificam ambientes muito carregados.   

Adicionar um toque verde ajuda a criar casas de banho harmoniosas e põe-nos em contacto com a natureza. O nosso humor melhora quando estamos rodeados de ambientes naturais. É como adicionar um toque zen ao nosso dia a dia.   

Plantas recomendadas   

A ideia não é “sobrecarregar” de verde a cada de banho, mas sim melhorar o seu estilo geral. Como já referimos, as plantas tropicais toleram melhor as oscilações de temperatura. Também não necessitam de grandes cuidados. Mas o mais importante é que limpem o ar e, isso, conseguem fazê-lo de uma forma muito simples. Através das suas folhas, absorvem as toxinas dispersas em ambientes fechados e pouco ventilados.  

Estas são algumas das plantas recomendadas:   

  • Feto: De folhas viçosas, os fetos ficam muito bem no lavatório ou no bordo de qualquer banheira. Outra possibilidade é colocá-lo como plantas suspensas. Os fetos são plantas intemporais: estão sempre na moda.  

O melhor de tudo é que suportam bem os ambientes sombrios e húmidos. A temperatura ideal para o feto oscila entre os 15 e os 24º C. No verão são regados todos os dias ou até duas vezes por dia. No inverno necessitam de menos água. Uma forma de saber que estamos a fazer tudo bem consiste em manter a terra húmida, sem água parada.   

  • Potos (trepadeira): Todos gostamos de os ver potos suspensos no teto da sala. Mas sabia que é uma planta ideal também para a casa de banho? Além de ser muito decorativa, esta planta trepadeira é muito resistente e fácil de cuidar. Embora prefira a claridade, suporta bem os ambientes sem luz natural direta.  

Em relação à rega, esta pode ser espaçada no tempo. Um truque: é preciso deixar a terra seca durante, no mínimo, dois ou três dias antes de a molharmos.  

  • Aloé vera: Todos conhecemos as propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias do gel de aloé vera. Em relação à planta, esta é caracterizada pelas suas folhas verdes e alargadas, de textura carnosa, que simulam una espécie de cato. Se procura um ar tropical para a sua casa de banho, nada melhor do que pôr uma planta de aloé vera.  

Além disso, é muito resistente e as suas necessidades hídricas são mínimas. É possível que o vapor que criamos quando tomamos banho de água quente seja suficiente.   

  • Craveiro-do-ar: Apesar do seu pequeno tamanho, é uma planta muito decorativa. Todos nós já vimos terrários com craveiros-do-ar pendurados no teto. Uma das características do craveiro-do-ar é que não necessita de terra para viver. Basicamente, assimila a humidade do ar através das suas folhas. Por isso se chama, “craveiro-do-ar”. Como não precisa de luz natural direta, é ideal na casa de banho. Precisa, sim, de crescer em ambientes húmidos.  
  • Bambu: A sua forma fina e alargada é ideal para casas de banho grandes, mas também resulta em pequenas dimensões. Também é uma planta que está bem em ambientes húmidos e que não tenham muita luz.  
  • Orquídeas: Uma das plantas com maiores possibilidades decorativas em qualquer divisão da casa. É ideal para a casa de banho: o seu ambiente quente e húmido imita na perfeição o ambiente das florestas tropicais em que cresce. Embora não precise de luz solar direta, necessita de alguma claridade. Isso fará com que floresça muito melhor.  

Se gosta de plantas de interior, não se esqueça da casa de banho. Há uma grande variedade de espécies que lhe darão um plus de harmonia e encanto. Já não tem desculpa para não renovar com o mínimo esforço. As plantas na casa de banho dão muita paz visual, mas também há outras formas de tornar a casa de banho mais bonita. Já pensou em eliminar o ruído visual? Temos um guia sobre o que decorar com este estilo.   

Esperamos que este artigo tenha sido do seu agrado e que leia outro que lhe seja útil, no nosso blog, como o de Apps para se organizar melhor.   

 

Review Que plantas de interior colocar na casa de banho.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comentário

¡Subscreva a nossa
newsletter!

Ofertas exclusivas e todas as últimas notícias diretamente na sua caixa de correio eletrónico