Atividades relaxantes para diminuir o stress

Atualmente, a vida costuma incluir a pressa, os horários restritos e inúmeras obrigações a cumprir diariamente. A tensão do corpo e da mente marca presença na vida de muitas pessoas para complicar ainda mais o quotidiano e limitar a diversão, por isso propomos atividades para diminuir o stress.

São raros os casos em que a ansiedade se traduz em problemas de saúde de maior ou menor relevância que podem afetar a queda de cabelo, o aparecimento de eczemas na pele, a rigidez muscular e problemas de memória ou falta de energia.

Além disso, é possível sofrer consequências mais graves como a desestabilização hormonal, aumento da tensão arterial, dores de cabeça, obesidade, problemas digestivos entre outros exemplos que caso persistam durante muito tempo podem chegar a ser crónicos.

É, por isso, imprescindível tomar medidas contra as situações estressantes para relaxar o corpo e proteger a saúde. Deste modo, é possível enfrentar os problemas quotidianos de um ângulo mais positivo.

Porque é que a realização de atividades relaxantes ajudará a diminuir o stress?

A primeira vantagem que estes exercícios lhe oferecem é, sem dúvida, a sensação de bem-estar derivada do relaxamento mental e físico.

Como consequência direta desta primeira vantagem surgem muitas outras como a aquisição do controlo sobre as reações do nosso corpo perante as situações estressantes. A tensão arterial e muscular são reduzidas de forma imediata e conseguimos quebrar o ciclo de pensamentos tóxicos que aumentam a ansiedade.

A eliminação desta tensão através de diversos exercícios adaptados às necessidades de cada indivíduo também consegue aumentar a auto-estima e favorece a capacidade de enfrentar problemas de diversas índoles.

Respire profundamente e sinta o seu corpo a relaxar

Pode parecer básico, mas é essencial; concentrar-se no relaxamento muscular e dar ao cérebro a ordem de que assim que o fizer está a dar o primeiro passo para controlar a ansiedade e diminuir o stress de forma imediata.

Para realizar estes exercícios deve:

  1. Encontrar um local agradável e tranquilo onde se sinta cómodo e não tenha distrações.
  2. Deite-se comodamente sobre as suas costas e posicione o corpo o mais direito possível sem perder a postura agradável.
  3. Coloque as suas mãos sobre o peito e o abdómen para notar como sobem e descem quando inspira e expira.
  4. Inspire devagar e profundamente através do nariz e leve o ar para o abdómen.
  5. Retenha o ar alguns segundos e expire devagar, notando como se move a mão sobre a sua barriga, enquanto que a mão que está no peito fica praticamente imóvel.
  6. Repita diariamente este exercício durante 3 ou 4 minutos e notará como os músculos ficam relaxados. Se a ansiedade afetar diretamente a tensão muscular, este exercício para relaxar irá ajudá-lo. A grande vantagem é que apenas demora alguns minutos e que pode repeti-lo as vezes que forem precisas.

Limpe a mente com atividades no exterior

Quando o trabalho no interior ou as obrigações da casa se somam e dão origem a situações estressantes, a melhor forma de lutar contra a tensão acumulada e relaxar é centrar a atenção em limpar a mente mudando de ambiente e de atividade.

Neste caso, trata-se de sair e fazer algo divertido que não esteja relacionado com aquilo que nos cria mal-estar.

Recomendamos de forma especial que pratique desportos ao ar livre porque a luz natural ajuda o corpo e a mente de forma imediata. Irá sentir-se melhor, libertará a energia acumulada, divertir-se-á limpando a mente e poderá diminuir o stress que tem.

Se gosta de andar de bicicleta, correr ou andar de patins estas são fórmulas perfeitas para sair sozinho e desfrutar de um tempo privado, ocupando-se com o seu próprio bem-estar. Se preferir socializar num ambiente diferente do ambiente do trabalho ou da família, pode apostar em desportos de equipa.

Aproveite os benefícios da natureza

O bom tempo é o momento ideal para aproveitar os aportes de energia e bem-estar que é a natureza é capaz de oferecer.

Está demonstrado que o contacto com os espaços verdes reduz a ansiedade e melhora a qualidade de vida, de modo que, se tiver a oportunidade de sair para o campo com frequência passeie por entre as árvores, respire ar puro, ouça o som do bosque e liberte a sua mente do desgaste próprio da cidade.

É possível que não tenha acesso a uma zona natural perto da sua casa ou que não tenha facilidade de se deslocar até à mesma, se for o caso, pode aproveitar as zonas verdes da cidade e sair para passear por entre as árvores dos parques.

Cultive um hobby e aproveite os seus benefícios

Um dos pontos essenciais para reduzir o stress é poder encontrar um tempo de libertação em que possa dedicar-se ao prazer particular. Para isso, é recomendável aproveitar bem o tempo livre e não dedicá-lo em exclusivo a não fazer nada ou a colocar-se em frente a um ecrã para não pensar.

O seu corpo e mente vão agradecer-lhe que os ative de alguma forma , incluindo a diversão e o prazer. Se tem algum interesse particular como o desenho, a astronomia, o colecionismo, a bricolagem ou os trabalhos manuais, por exemplo, dedique um espaço de tempo para melhorar, conhecer e ampliar as suas capacidades nessa atividade em que tem interesse.

Todo o tempo que dedicar a essa atividade será uma cura para diminuir o stress acumulado durante as atividades quotidianas mais enfadonhas.

 

Review Atividades relaxantes para diminuir o stress.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comentário

¡Subscreva a nossa
newsletter!

Ofertas exclusivas e todas as últimas notícias diretamente na sua caixa de correio eletrónico