Benefícios do chá matcha

Sabia que o chá matcha desperta mais do que o café? Porque contém mais teína, o equivalente à cafeína do café. Conheça os benefícios desta bebida verde que está na moda e as melhores combinações de bolachas para acompanhar.

De certeza que já viu, mas alguma vez provou esta bebida verde que costuma estar à venda nos cafés, bares e restaurantes. O certo é que o temos sob a forma de chá, mas também está presente em bolos e bolachas pelos seus benefícios para o organismo. Poderá incorporar o matcha no seu pequeno-almoço, sendo uma das melhores formas de começar o dia ou escolher este chá para o lanche.

As propriedades do chá matcha

Vem do oriente e já foi adotado no ocidente pelos seus nutrientes. Falamos de um chá verde sob a forma de pó que nos foi dado a conhecer pelos monges Zen do Japão, embora seja importante salientar que teve origem na China. Para podermos consumi-lo temos de batê-lo com água. Verá como os seus inúmeros benefícios são muito mais eficazes.

Uma das vantagens de o tomarmos é que fornece uma grande quantidade de vitaminas, antioxidantes e minerais. Entre estes, destacam-se os minerais como o potássio, o cálcio, o ferro e a clorofila, daí a sua poderosa cor verde. Se analisarmos as vitaminas, o chá matcha possui vitamina D, E, B2, A e também vitamina K, entre outras.

Fornece cafeína, L-Teanina e uma alta concentração de antioxidantes, como os polifenois, flavonoides ou catequinas).

Que benefícios tem para o nosso organismo e a nossa mente

1.      Grande quantidade de energia

As suas propriedades ativam o sistema nervoso central, reduzindo o sono e fornecendo altas doses de energia, especialmente para os desportistas. A teína e a cafeína fornecem vitalidade e força, mas a teína fá-lo de forma mais duradoura e ao longo do dia.

2.      Pele mais jovem graças aos antioxidantes

Sabe que o chá matcha possui 10 vezes mais antioxidantes do que o chá verde? Por essa razão, é o preferido de grande parte da população.

Permita-se assim acabar com os radicais livres que nos envelhecem com maior rapidez, reduzindo as rugas para que tenhamos uma pele mais suave e jovem. O chá também reforça o nosso cabelo e as nossas unhas.

3.      Maior sensação de bem-estar

As catequinas que este chá possui dão-lhe muito mais propriedades, como a libertação de cortisol. Isto proporciona uma grande sensação de bem-estar porque reduz o stress e sentimo-nos melhor, melhorando o nosso humor no dia a dia.

4.      Maior concentração

Por outro lado, a L-Teanina facilita a concentração e melhora a retenção de conceitos, o que beneficia a nossa memória.

5.      Ajuda a queimar gorduras

É uma bebida recomendável se quisermos controlar o nosso peso. As catequinas, ao oferecerem este poder antioxidante anteriormente mencionado, não só melhoram o aspeto da pele, como também permitem queimar gorduras, reduzir o peso e mantê-lo.

6.      Regula o colesterol

Os polifenois, também presentes no chá matcha, regulam os níveis de colesterol.

7.      Combate a prisão de ventre

Este chá também possui uma quantidade de fibra dietética e, por essa razão, permite melhorar o trânsito intestinal, oferecendo uma ação laxante para que possamos ir diariamente à casa de banho.

8.      Fortalece o sistema imunitário

Contém substâncias antioxidantes para o fortalecimento do sistema imunitário, importante para reduzir as constipações do inverno.

Quando é que é preferível não tomar chá matcha?

Embora seja sempre melhor consultar um profissional de saúde em relação a tomar este chá e outras bebidas e alimentos de um modo geral, é melhor não abusar dele, porque como tem cafeína, poderá fazer com que fiquemos mais nervosos e com que não descansemos de forma adequada se o tomarmos ao final do dia.

Não é conveniente se tiver alguma doença relacionada com o coração ou com o aparelho digestivo. Se tiver anemia, este chá reduz a absorção do ferro presente em alguns alimentos, pelo que não será o mais indicado.

De que forma podemos bebê-lo

O chá matcha é versátil. Pode ser tomado quente ou frio. Pode ser adicionado a batidos e outras bebidas, e tal como mostrámos anteriormente, encontramo-lo em bolos, bolachas, gelados, infusões e até em cocktails.

Agora que já sabe quais são as propriedades e os benefícios do chá matcha propomos-lhe que todas as manhãs desfrute do chá mate com as melhores bolachas como as sem glúten e as bolachas zero. A melhor maneira de começar o dia!

Review Benefícios do chá matcha.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comentário

¡Subscreva a nossa
newsletter!

Ofertas exclusivas e todas as últimas notícias diretamente na sua caixa de correio eletrónico