O corpo humano está desenhado para que, ao longo do dia e de forma regular, esteja ativo. Têm sido demonstrados os benefícios do desporto para a saúde física, como, por exemplo, melhora a resistência muscular, a flexibilidade, e diminui a dor, etc… Mas também existe uma melhoria do bem-estar mental, promove a melhoria da autoestima, potencia a concentração e aumenta o otimismo.
De facto, os profissionais de saúde asseguram que os benefícios do desporto são fundamentais para uma vida saudável. Por isso é necessário que tanto as crianças como os adultos, independentemente da sua idade, realizem rotinas de atividade física. No entanto, é muito importante estar ciente das possibilidades de cada um, adaptando os exercícios à idade e ao estado físico. Desta forma, evitar-se-ão lesões desagradáveis.
Os 10 benefícios do desporto
Damos-lhe dez importantes razões pelas quais deve introduzir uma rotina de exercícios na sua vida. O seu corpo e a sua mente agradecer-lhe-ão não apenas a curto prazo, mas que também proporciona múltiplos benefícios óbvios para o seu futuro, chegando mesmo a prevenir muitas doenças.
Fortalecerá os músculos e a densidade óssea
A prática de exercício ajuda no desenvolvimento da densidade óssea, evitando o aparecimento da osteoporose, doença em que os ossos perdem densidade tornando-se fracos, frágeis e porosos. Também a massa muscular se perde à medida que os anos passam, pelo que é importante exercitar a força, a resistência e a flexibilidade dos músculos e de todas as articulações do nosso corpo.
Reduzirá o risco de morte prematura
Não praticar exercício aumenta o perigo de uma morte precoce. A atividade física regular fortalece o nosso coração e melhora a saúde cardiovascular. Isto implica, inclusive a curto prazo, a diminuição de doenças como a diabetes tipo II, a hipertensão ou o colesterol alto. Mas não é só isso, ao diminuir o processo de envelhecimento celular, através do aumento da oxigenação do corpo, a longo prazo irá proporcionar-lhe o maior benefício, viverá mais anos.
Aumentará a capacidade de concentração e de memória
O cérebro possui milhões de neurónios, a sua ligação é produzida através de um tipo de hormonas chamada neurotransmissores. Quando pratica exercício está a estimular a produção destes compostos que controlam uma grande parte do nosso estado mental. A maioria destas substâncias são conhecidas socialmente, encontrando-se entre elas a dopamina, a serotonina e as endorfinas. Por isso, qualquer desporto permite melhorar a capacidade de concentração, a memória e, em geral, todas as capacidades cognitivas que influenciam na sensação do bem-estar físico e mental. E não só, mas ao aumentar o fluxo de oxigénio que chega ao cérebro, são ativadas as células cerebrais podendo chegar a prevenir o aparecimento de doenças como a de Parkinson ou Alzheimer.
Viverá sem stress
Quer deixar para trás o stress? Se seguir uma rotina desportiva, bastam 30 minutos por dia, os níveis de ansiedade, stress, apatia e angústia são reduzidos de forma significativa. De igual modo, é possível melhorar os estados de espírito negativos e com tendência à depressão. Sentir-se-á relaxado/a, livre de toda a tensão e poderá recuperar o controlo da sua mente. A explicação para este alívio é que o exercício liberta endorfinas, também chamadas hormonas da felicidade, que provocam a sensação de satisfação. Além disso, ao sentir-se bem contigo mesmo/a, aumenta a autoestima e ajuda-lhe a favorecer as suas relações sociais, reduzindo o isolamento social.
Dormirá melhor
Ao praticar exercício o corpo cansa-se, pelo que a qualidade do sono melhora, sendo este mais profundo e reparador. Outro dos mecanismos que lhe permite dormir melhor é a segregação de hormonas através do exercício físico, que ajudam no relaxamento corporal e mental favorecendo o sono. Tendo em conta estas recomendações, no entanto, é importante que não realize qualquer atividade física imediatamente antes de ir para a cama, sobretudo se for de alto impacto, em lugar de relaxar-lhe, o efeito será contrário. A prática do desporto é um tratamento eficaz e acessível para quem sofre de insónia, e no dia seguinte levantar-se-á com mais energia.
Fortalecerá as suas defensas
Por incrível que pareça, a atividade física moderada ajudar-lhe-á a fortalecer o sistema imunológico. Esta situação conduz a uma maior resistência a qualquer tipo de doença, especialmente por parte de pessoas jovens e idosas. No entanto, realizar exercícios exaustivos aumentam a probabilidade de contrair um maior número de infeções devido ao stress corporal. Embora não são conhecidas exatamente as causas do aumento das defensas. No entanto, considera-se que através do aumento da respiração são eliminadas bactérias das vias respiratórias, reduzindo o risco de sofrer infeções pulmonares. Também, os anticorpos e os leucócitos que compõem o sistema imunológico circulam a uma maior velocidade durante o exercício, o que lhes permite detetar e combater doenças mais rapida e efetivamente.
Terá o seu peso sob controlo
Os exercícios aeróbicos ajudar-lhe-ão a conseguir ou manter um peso saudável. Deve combinar o exercício com uma alimentação correta para prevenir a obesidade. E o mais importante, se tiver um peso saudável elevará a sua autoestima, dando-lhe segurança para enfrentar os problemas do dia-a-dia. Uma boa opção, se quiser seguir uma dieta equilibrada, é experimentar as bolachas Vitalday da Gullón, que são ideais ao pequeno-almoço ou ao lanche.
Exibirá uma pele perfeita
O desporto tem benefícios para a nossa pele? O exercício regular estimula o fluxo sanguíneo, a pele recebe mais nutrientes, retardando o aparecimento dos primeiros sinais do envelhecimento. A pele tonifica-se de forma natural o que tem repercussões positivas na flacidez e no aparecimento de rugas. A sua pele estará limpa e luminosa, com um melhor tom. Simultaneamente, ao aumentar a temperatura corporal, o suor ajudar-lhe-á a eliminar os pontos negros, no caso de os ter. Tome um duche reparador ao terminar e eliminará todas as substâncias expulsas pelo teu corpo com o suor e, claro, hidrate a sua pele para repor os líquidos perdidos.
Ajudará no tratamento das doenças crónicas
É importante que aquelas pessoas diagnosticadas com doenças crónicas se mantenham ativas. É possível serem reticentes a realizar exercício por temerem piorar os sintomas. Mas o exercício moderado regular pode inclusive reduzir a dor e reduz os efeitos prejudiciais do sedentarismo. Mesmo nos doentes com cancro, pode mitigar os efeitos secundários da medicação, e ajuda a evitar a perda de massa muscular.
Benefícios do desporto nas crianças
E as crianças? É bom que pratiquem desporto? Hoje em dia é mais importante do que nunca que as crianças sejam ativas para evitar o excesso de peso infantil. A atividade física na infância tem muitos benefícios físicos e mentais incluindo para o crescimento e o desenvolvimento saudáveis. Mas oferece-lhes, sobretudo, uma oportunidade para interagir com outras crianças. O desporto fará com que desenvolvam ossos fortes e saudáveis e proteger-lhes-á contra doenças que se manifestem na idade adulta.
Um estilo de vida saudável combina uma alimentação equilibrada e a prática diária de exercício. Se quer aumentar a sua qualidade de vida esqueça o sedentarismo e preencha a sua vida de atividade. Levante-se do sofá!