Está a planear fazer algum passeio brevemente? Ajudamos a preparar a mochila e a fazer uns snacks para levar para ter energia para o caminho.
O que colocar na mochila para um passeio
Roupa:
- Toalha leve: uma toalha leve, não demasiado grande, é sempre uma boa ideia caso queira entrar na água, chova ou queira lavar-se numa fonte natural.
- Fato de banho: se for verão e o tempo estiver bom, pode aproveitar para se refrescar nos rios e lagos.
- Muda de roupa interior: pode ser necessária caso tome banho, não ocupa muito espaço e nunca é demais.
- Muda de meias: por vezes, de tanto andar, principalmente se estiver calor, os pés suam e sofrem com a humidade. É boa ideia levar um par de meias limpas para trocar e dar um pouco mais de conforto aos seus pés.
- Sweat e malhas térmicas: é certo que nos meses frios é imprescindível vestir roupa térmica, daquela fina mas que ajuda a manter o calor corporal. Mas nos meses mais quentes, dependendo do sítio para onde vai, também será útil ter este tipo de roupa por perto, pois pela manhãzinha e à noite pode arrefecer e baixar bastante a temperatura.
Acessórios:
- Protetor solar: em qualquer época do ano, e mesmo que o céu pareça meio nublado, a proteção solar é imprescindível. Às vezes podemos pensar que por estarmos na montanha e o céu nublado o sol não queima, mas isso é um pensamento errado. Nas zonas de montanha o sol costuma até ser mais forte, e quando o céu está nublado não faz tanto calor e o sol não queima na pele o que dá uma falsa sensação de confiança e pode acabar por ser mais prejudicial.
- Protetor labial: em qualquer época do ano um protetor labial que hidrate será um ótimo objeto para trazer sempre consigo. O sol pode queimar os lábios e o frio pode secá-los e até gretar.
- Óculos de sol: os óculos de sol, além de proteger os seus olhos dos raios, reduzem a dor de cabeça causada pela iluminação excessiva a que se expõe durante todo o dia.
- Corta-vento: se for passear nos meses frios ou para zonas mais frescas, o corta-vento é algo indispensável para proteger da chuva (pelo menos na parte superior), do vento e manter o calor corporal.
- Vaselina: é muito útil para pequenas irritações causadas pela roupa ou pelos sapatos, pois ajuda a prevenir o aparecimento de feridas ou bolhas.
- Mini-kit de primeiros socorros: imprescindível! Este deve conter uma pequena garrafa de álcool, sabão, umas tesourinhas, compressas ou algodão, adesivo, pensos rápidos, creme hidratante ou loção tipo “aftersun” e vaselina. Escolha embalagens pequenas para cada um dos produtos, para não ocuparem demasiado espaço. Com este kit pode evitar a infeção de feridas, o agravamento de bolhas e irritações e a proteger feridas abertas.
Mantimentos:
- Almoço e/ou jantar: optar por sandes é uma opção fácil e prática. Escolha recheios e pão à base de cereais. Quer sugestões?
- Pão de centeio integral + rúcula + manjericão fresco + mozarela + tomate às rodelas finas + azeite.
- Pão de trigo integral + pimentos às tiras + atum em azeite + azeitonas verdes.
- Pão de quinoa + cebola caramelizada + tiras de frango com especiarias + abacate.
- Snacks: os melhores snacks para levar num passeio são aqueles fáceis de comer enquanto caminha e que lhe dá energia, como por exemplo:
- Frutos secos ao natural: nozes, castanhas-caju, avelãs, pistácios, amêndoas.
- Fruta desidratada: tâmaras, damascos, uvas passas, figos.
- Bolachas em doses como: bolachas Gullón Multifrutas Diet-Fibra, que são preparadas com cereais integrais e fruta desidratada; Sandwich sabor iogurte Diet Nature, que além dos cereais integrais tem um refrescante sabor a iogurte.
- Pedaços de fruta e legumes: maçã, banana, pera, pêssego, cenoura, tomates cherry.
- Água: tente saber se pelo caminho haverá fontes de água potável para encher o seu cantil. Caso não haja, deve levar água suficiente para toda a caminhada.
- Saco para o lixo: quando vai fazer uma caminhada ou passeio deve levar sempre consigo um saco para o lixo que possa fazer durante o trajeto e manter a natureza limpa.
Receitas de snacks para levar nos passeios
Barritas de granola caseira:
Ingredientes:
- 100 g flocos de aveia
- 30 g nozes
- 30 g avelãs
- 20 g chia
- 10 tâmaras
- 20 g óleo de coco
- 50 ml sumo de laranja
- Raspa da casca de 1 laranja
- Canela moída a gosto
- Sementes de girassol y abóbora para decorar
Preparação:
- Numa taça hidrate as tâmaras com água durante 20 minutos.
- Assim que estiverem hidratadas tire o caroço e corte em pedaços.
- Guarde ¼ das tâmaras e o resto coloque no copo da liquidificadora juntamente com o óleo de coco e o sumo de laranja, e bata até ficar uma massa homogénea.
- Numa panela em lume brando aqueça a mistura de tâmaras e sumo de laranja, sem deixar ferver.
- Enquanto vai aquecendo, misture os restantes ingredientes (exceto as sementes para decorar e a raspa de laranja) numa taça até ficar uma massa homogénea.
- Quando a mistura começar a aquecer, junte os ingredientes secos e mexa alguns minutos enquanto os ingredientes secos vão absorvendo a humidade do sumo e das tâmaras.
- Quando já não restar líquido, desligue o fogão, junte a raspa de laranja e continue a mexer até ficar mais ou menos homogéneo.
- Numa assadeira revestida com papel vegetal, junte a mistura e pressione para que fique compacta e de uma espessura homogénea, aproximadamente um dedo.
- Polvilhe as sementes por cima e pressione para ficarem bem fixas.
- Leve a massa ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 15 minutos até ficar com uma textura sólida e crocante.
- Por fim, quando a massa estiver com a textura desejada, retire do forno e deixe arrefecer por alguns minutos.
- Quando já não estiver tão quente, corte a massa em forma de barritas e deixe arrefecer.
- Conservar num recipiente hermético.
Gomas de fruta natural:
Ingredientes:
- Fruta natural
- Gelatina (use o dobro da dose recomendada pelo fabricante para fazer gelatina)
Preparação:
- Escolha a fruta que gosta mais, descasque-a e triture-a com um processador de alimentos.
- Numa panela, aqueça metade da fruta triturada.
- Quando começar a ferver, junte a gelatina (se for em folhas, hidrate previamente) e mexa até estar bem dissolvida.
- Retire a mistura do fogo e junte o resto da fruta.
- Por fim, coloque a fruta com a gelatina em formas quadradas e deixe repousar no frigorífico umas horas até ficar completamente gelificada.
- Desenforme as gomas e guarde-as num recipiente hermético e refrigerado.
Não se esqueça do mapa e da bússola e divirta-se no passeio!