Com a chegada das férias, temos de ir de um lugar para outro com a família e com pessoas de diferentes idades. Isto pode levar a uma série de problemas que é melhor evitar ao longo da viagem, porque cada um tem as suas necessidades. Poderá anotar estes conselhos sobre como manter os adolescentes interessados durante uma viagem em família.
Quer dure dois dias quer dure quinze, sabemos que as viagens em família não são nada fáceis. Se isso lhe costuma acontecer, existem alternativas para que todos fiquem contentes, especialmente os adolescentes.
10 conselhos para entreter os adolescentes numa viagem em família
1. Planear a viagem
Fazer com que todos os membros da família participem nesta viagem será uma das primeiras atividades que deverá enfrentar. Não deve ser uma coisa obrigatória, mas sim a contribuição de todos com as suas ideias, fazendo listas de tudo o que devem levar, o que se vai fazer quando chegarem, etc. Desta maneira todos se sentem participantes e responsáveis por algo importante e de que gostam: as férias e as viagens.
2. O que querem visitar
Neste planeamento certamente terão anotado os locais que pretendem visitar durante a viagem. Por isso, merecem ir ao parque escolhido, a um hotel diferente, a um museu temático e a outros locais que certamente serão do seu agrado.
3. Fomentar amizades
Durante esta viagem poderão fazer amizade com outros adolescentes ou miúdos da sua idade. Isso é muito bom, porque ficarão muito mais motivados, poderão ir juntos a outros lugares e até podemos deixá-los sair sozinhos, sem saírem do mesmo recinto, por exemplo, durante a estadia num hotel. De certeza que eles vão adorar.
4. Atividades em família
Para esses dias devemos planear atividades em que todos possam participar. Isto significa excursões pela cidade ou pela montanha, já que irá depender de cada destino, atividades de aventura, jogos com todos, canções, bailes, entre outros. O objetivo é estarem mais unidos e fazerem coisas que realmente não costumem fazer em casa ou no dia a dia.
5. O seu espaço e a sua privacidade
Embora se trate de partilhar e de estarem juntos, sabemos que, nessas idades, os adolescentes necessitam do seu espaço. Não há problema que tenham os seus momentos para fazerem o que quiserem, contactar os amigos, deixá-los desligarem-se, etc.
6. Partilhar vídeos nas redes
Embora haja dias em que a tecnologia deverá ser posta de parte, é possível fazer vídeos com música ou danças com coreografia para que os adolescentes se sintam envolvidos na viagem em família. Nada melhor que sejam eles a gerir essa atividade e que coloquem nas suas redes sociais.
7. Diários de viagem
Para estimular a sua imaginação e ao mesmo tempo fazer com que escrevam e leiam, ter um diário sobre a viagem é uma excelente ideia. Pode ser escrito em papel ou online, como preferirem, para que se sintam mais motivados nesta nova experiência.
8. Vamos às compras
Os adolescentes adoram ir às compras, onde quer que seja. Devemos ser comedidos e ir como eles aos mercados e feiras, às lojas de moda da cidade ou a locais para comprar recordações. Isto não deve ser visto como um prémio por algo que tenham feito bem, mas como uma atração, porque vão querer uma t-shirt ou uns ténis que já tinha visto antes de irem para o destino. Uma das coisas que se costuma fazer é dar-lhes um orçamento para que o possam usar nas suas compras, e assim aprenderem a administrar o seu próprio dinheiro.
9. Menos regras
Embora as regras e o controlo parental devam ser mantidos também nas férias, podemos ser um pouco mais flexíveis. Sabemos que nos iremos levantar mais tarde, nos vestiremos como queremos e iremos para a cama mais tarde. Isto não deverá ser todos os dias e a toda a hora, senão ao voltarem de férias, não vão querer voltar às regras e vão considerá-las como castigo.
10. Contacto com os seus amigos
O que devemos tentar fazer é que eles se divirtam, desliguem e façam novas amizades. Mas vai ser inevitável que se lembrem e queiram estar em contacto com os seus amigos. Por essa razão, há que facilitar estas ações, dar-lhes espaço e deixá-los com o telemóvel para que falem com os seus amigos de vez em quando.
Lembre-se que cada adolescente é único, pelo que as recomendações devem ser adaptadas aos interesses e personalidades a nível individual. Com algum planeamento e flexibilidade, poderá criar recordações inesquecíveis em família para toda a vida!