Decorar a cozinha da sua casa com pouco dinheiro e com muita criatividade está na moda. Na verdade, é fácil dar um ar novo a este espaço com pequenos gestos: cores, plantas e pormenores. Preparada para renovar a sua cozinha low cost? Tome nota destes conselhos.
Atualmente, existem muitos estilos de cozinha, e cada um reflete a personalidade dos sues hóspedes. De cores mais claras, em cozinhas interiores, passamos para outras mais escuras (azuis, verdes e até pretas) que são protagonistas nesta época. Há um denominador comum: o natural, através de plantas, materiais sustentáveis e a poupança de energia quando usamos eletrodomésticos, luz e cozinha.
Como renovar a sua cozinha low cost?
Limpe, ponha em ordem e mude de lugar
Primeiro, limpar a despensa, ajudará a ver tudo o que tem no seu interior e permite-lhe planear como colocar tudo outra vez. Por exemplo, pode armazenar as leguminosas ou as massas em frascos de vidro e colocar etiquetas. Ficará muito vistoso e realmente funcional!
Outra solução para ordenar e mudar é usar estantes, cestos, caixotes e armários, que são essenciais para colocar os objetos ou produtos que utiliza habitualmente.
Pintar paredes de diversas cores
Toca a dar um novo ar com pintura. Se tem a sorte de não contar com azulejos, então tem a opção de renovar pintando as paredes de diferentes cores. Do branco, ao ocre ou ao cinzento, passando pelos atrevidos azuis ou verdes, poderá escolher, consoante a dimensão e a localização da cozinha. Por outro lado, poderá deixar uma parte da parede para pintar com efeito ardósia, onde poderá escrever a lista de compras e onde os mais pequenos poderão desenhar. Verá como a mudança de cor permite uma reforma low cost, fácil e sem gastar muito dinheiro.
Aposte no verde: plantas na cozinha
Decorar a sua casa com plantas fornece não só oxigénio ao espaço como também grandes doses de alegria. Poderá colocá-las em cima da mesa, sobre a bancada da cozinha… fica sempre bem e é uma mudança que não custa nada. Antes, deverá conhecer bem os requisitos de cada planta: se são aptas para interior, se resistem bem ao sol caso recebam luz direta ou se aguentam bem a humidade (uma vez que geralmente a cozinha é um espaço mais húmido do que o resto da casa).
Pavimento vinílico
Uma solução rápida e low cost são os pavimentos vinílicos, que poderá aplicar você mesmo especialmente se forem adesivos. Há lâminas, de diversas cores, geometrias, a imitar os hidráulicos, outras a imitar madeira, e poderá escolher o seu pavimento de acordo com as cores da cozinha.
A iluminação
É uma das mudanças a ter em conta em todas as casas para poupar energia todos os meses. As lâmpadas LED são de baixo consumo e oferecem vantagens: maior vida útil, acendem-se no momento, menos contaminantes, são de fácil instalação, vários formatos…
Poderá colocá-las em diversos lugares e até apostar por cores para dar esse ar diferente que deseja à sua cozinha. Se mudar os candeeiros (opte pelos suspensos) também irá dar um novo toque ao espaço.
10 passos para converter a sua cozinha numa nova cozinha sem gastar dinheiro
- Calcule o seu orçamento
- Ordene, limpe e mude as coisas de sítio, proporcionando funcionalidade e renovação
- Comece pelas tarefas ou áreas que mais precisam de mudança
- Procure alternativas que sejam mais económicas
- Pense o que poderá ser você mesmo a fazer e o que irá deixar nas mãos dos profissionais
- Pinte as paredes e também os móveis
- Mude a iluminação
- Troque os pavimentos por outros mais sustentáveis, económicos e mais fáceis de instalar
- Inclua plantas e pense no que é que poderá fazer pelo meio ambiente
- Pense em comprar móveis novos (cadeiras ou mesas)
Como vê, fazer mudanças simples na cozinha é bem fácil. Com o orçamento adequado e uma renovação nada complicada, a sua cozinha será outra.