Conselhos para enfrentar a sua primeira entrevista de emprego

Nervos, stress, insegurança… os jovens não sabem como se preparar para conseguirem o seu primeiro emprego. Embora o desemprego tenha diminuído em março em 8.503 pessoas entre os menores de 30 anos, baixando 1,32% entre os menores de 25, segundo os dados do Instituto da Juventude em Espanha, ainda são muitos os que procuram trabalho. Por isso é tão importante saber como enfrentar a primeira entrevista de emprego. 

 

O que fazer na primeira entrevista de emprego 

Preparação prévia

Se o(a) convidaram para uma entrevista é porque gostaram do seu currículo e já passou o primeiro “teste” entre vários candidatos para o mesmo posto de trabalho. 

 Um conselho é que se prepare antes e não deixe nada para improvisação. Como não estamos acostumados a expressar-nos em voz alta, nada melhor do que rever os nossos dados, a nossa experiência, estudos e tudo o que possa diferenciar-nos. Esses dados podem ser ditos como um “discurso” aos nossos pais ou amigos para ver se tudo o que dizemos é claro. Assim, ganhamos confiança e segurança para o grande dia. 

Há quem faça uma lista de possíveis perguntas que o recrutador possa fazer e junte as suas respostas. Tudo serve para estarmos prevenidos em relação ao que nos possam comentar e perguntar na entrevista. 

Descubra e investigue a empresa previamente 

Segundo o Hubspot, os recrutadores ficam com uma má impressão se não soubermos quem nos irá entrevistar, porque demonstra pouco interesse. Antes da entrevista, deverá investigar a empresa. Não é necessário fazer uma revisão exaustiva, basta ir à sua página web, às redes sociais, ver as suas atividades, conquistas, antiguidade, o posto de trabalho ao qual está a concorrer, conhecer os seus valores, a sua cultura e os sucessos recentes.   

Como nos devemos vestir para a entrevista de emprego 

É uma dúvida frequente porque muitos jovens não sabem o que vestir na primeira entrevista de emprego. O melhor é fazer com que se sinta você mesmo (não tente disfarçar-se de outra pessoa nesse dia) mas sem ir muito extravagante, nem informal nem demasiado elegante. 

O vestuário neutro e simples, como um blazer ou uma blusa preta ou branca faz com que ninguém se foque muito naquilo que temos vestido para podermos chamar a atenção para outras coisas. Pense que as primeiras impressões são importantes.  

 Relaxe  

Embora seja complicado, por vezes os nervos pregam-nos partidas. Se estiver bem preparado(a), os nervos desaparecerão. Também é aconselhável realizar diversas atividades como exercício físico na véspera, para estar mais descansado(a), dormir o número de horas adequado, meditar, respirar profundamente, fazer um refeição ligeira e pensamento positivo, ajudam-nos a ficarmos calmos. 

 Saliente os seus pontos fortes 

Como é a sua primeira entrevista, ainda não tem experiência no mundo profissional. Apresente-se como é, sem fazer demasiadas perguntas mas também não ficar calado(a). Saliente os pontos fortes que o(a) caracterizam: competências gerais e, em particular, as que são necessárias para a função em questão. 

Responsabilidade, trabalhar em equipa, criatividade, domínio das tecnologias… o que achar que se encaixa. É sempre melhor dar exemplos que demonstrem estas conquistas na sua vida profissional ou estudantil. 

 Deixe que o entrevistador conduza a entrevista 

Por vezes apressamo-nos por estarmos nervosos e queremos dizer muitas coisas ao mesmo tempo. Espere que o entrevistador pergunte e não o(a) interrompa, e permita-lhe que marque o ritmo da entrevista. O normal é manter um diálogo aberto e sempre fluido. Não conte coisas que não vêm ao caso, foque-se no que lhe perguntam e dê respostas claras, curtas e concisas. 

 Atenção à linguagem corporal 

Certamente que existem coisas que ainda não sabemos e precisamos trabalhá-las. Uma delas é a linguagem corporal: a forma de gesticular, mexer os braços. 

Os especialistas aconselham que nos sentemos direitos, com os dois pés no chão, sem os cruzar, deixar as mãos visíveis, não exagerar nos gestos e manter sempre o olhar nos olhos do entrevistador.   

 Escreva e coloque as suas dúvidas 

É recomendável preparar uma lista com possíveis dúvidas sobre a função e a empresa. É uma ação prévia que depois pode fazer na entrevista, quando o recrutador perguntar. Deverá tirar a sua lista, porque assim o recrutador vê que fez o trabalho de casa e mostrou interesse em preparar-se para a entrevista.  

Em simultâneo poderá anotar num papel o que forem dizendo para que fique mais claro. 

É melhor deixar as dúvidas relacionadas com o salário ou as férias para o final, se lhe perguntarem. E prepare as condições em que gostaria de trabalhar e o intervalo de valores de salário que pretende, porque será uma das perguntas que costumam ser feitas pelos recrutadores. 

Os 8 erros frequentes na entrevista de emprego 

  1. Não preparar previamente a entrevista. 
  2. Não saber nada sobre a empresa nem sobre o posto de trabalho. 
  3. Interromper o entrevistador. 
  4. Perguntar pelo salário no início. 
  5. Não mostrar demasiado interesse pela empresa nem pela função. 
  6. Mostrar-se nervoso(a). 
  7. Não fazer perguntas. 
  8. Criar um clima hostil com o entrevistador. 

 

Na primeira entrevista, devemos mostrar-nos seguros de nós próprios. Criar empatia com o entrevistador, destacando os nossos pontos fortes e acreditar que vamos conseguir o emprego. Que outro conselho incluiria? 

Review Conselhos para enfrentar a sua primeira entrevista de emprego.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Se debe poner una puntuación

Comentário

¡Subscreva a nossa
newsletter!

Ofertas exclusivas e todas as últimas notícias diretamente na sua caixa de correio eletrónico