Snacks sem glúten: ideias práticas para levar na mala, para a escola ou para o escritório
Comer bem fora de casa nem sempre é fácil, e se precisa de uma alimentação sem glúten, pode parecer ainda mais complicado. Quer seja por doença celíaca ou por sensibilidade ao glúten não celíaca, encontrar snacks sem glúten que sejam seguros, saborosos e práticos, por vezes, pode ser um desafio. Por isso, muitas vezes é melhor sair de casa já preparado(a). E não, não é preciso complicar.
Hoje damos-lhe ideias simples de snacks e lanches sem glúten que poderá levar consigo para todo o lado, incluindo várias opções da gama Gullón Sem Glúten, pensadas para todos: adultos ativos, estudantes, crianças e famílias que procuram opções sem glúten, mas com tudo o que é bom: sabor, segurança e conveniência.
Por que razão escolher snacks sem glúten?
As pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten não celíaca têm, obrigatoriamente, de fazer uma alimentação sem glúten. Para isso, para além dos alimentos genéricos que não têm glúten de forma natural (por exemplo, uma peça de fruta fresca), as opções para snacks passam por ler o rótulo e assegurar-se de que o que escolhe é, realmente, isento de glúten.
Mas atenção: eliminar o glúten não é a única coisa importante. Um bom snack sem glúten deve ser seguro, saboroso e nutritivo, para além de fácil de transportar e agradável ao paladar. Especialmente se for para levar na mochila, na mala ou na lancheira da escola.
O que deve conter um bom snack sem glúten para levar?
Ao preparar ou escolher um lanchinho para levar, eis alguns pontos importantes que vale a pena ter em conta:
- Que não necessite de frigorífico
- Que tenha a menção sem glúten ou o símbolo da espiga cortada na embalagem, exceto se se tratar de um alimento genérico: por exemplo, um pacote de leite gordo ou uma peça de fruta.
- Que forneça energia e alguma saciedade.
- Que seja fácil de comer: sem necessidade de talheres, que não suje, que não se desfaça demasiado.
- Que agrade a grandes e pequenos.
Ideias de snacks sem glúten para cada momento do dia
Em seguida, deixamos-lhe ideias reais e fáceis que poderá adaptar consoante as suas rotinas. O importante é ter sempre uma opção à mão para evitar improvisar com produtos que não se adaptem às suas necessidades. Qual escolheria?
Para levar na mala ou na mochila
- Bolachas Gullón Sem Glúten em formato individual: fáceis de guardar e de abrir em qualquer altura. Existem do tipo Maria, integrais, com chocolate… Se for estudante universitário, e tiver doença celíaca, as ChocoBom Sem Glúten em embalagens são a opção que tanto esperava.
- Frutos secos naturais ou torrados sem sal sem glúten: uma mistura de amêndoas e nozes é perfeita para fornecer energia sem ocupar espaço. É importante que tenham a menção sem glúten, uma vez que poderá ter havido contacto cruzado no processo de descascar, torrar ou embalar.
- Tortilhas Vitalday sem glúten em formato para levar: tem muitas variedades, como as de arroz integral com chocolate negro, ou as de milho se preferir uma opção que não seja doce.
Para a escola ou para o lanche dos miúdos
- Uma embalagem de bolachas Hookies Sharkies Sem Glúten + pacote de leite gordo: uma combinação simples que agrada e sacia.
- Mini sanduíche de pão sem glúten + fruta fresca (tipo tangerina, banana ou maçã).
- Caixa de plástico com bolachas Maria sem glúten + um pedaço de chocolate negro: fácil, rápido e muito agradável.
Para o escritório ou trabalho
- Embalagem de bolachas Sanduíche Chocolate Sem Glúten, para acompanhar o café a meio da manhã.
- Fruta desidratada (como figos, maçã ou manga) sem glúten + umas bolachas com fibra sem glúten, como por exemplo, as do tipo Digestivas.
- Queijo curado aos quadradinhos + Crackers Sem Glúten, ideal para quem prefere snacks salgados.
- Tortilhas aveia e arroz com iogurte e framboesas Vitalday, em formato para levar, ou qualquer variedade Vitalday sem glúten neste formato.
A gama Gullón Sem Glúten: sabor e segurança para todos
A Gullón desenvolveu uma linha sem glúten completa e pensada para todo o tipo de pessoas. As que preferem doces ou saglados; ou as que preferem comer em casa, ou as que necessitam de snacks sem glúten para levar para todo lado.
Sabia que ganhámos o prémio de Melhor Marca Sem Glúten 2025 da Federación de Asociaciones de Celíacos de España? Poderá ver toda a gama de bolachas, tortilhas e crackers sem glúten neste link, e ver todos os nossos conteúdos, receitas e bolachas sem glúten na secção sem glúten.
Conselhos para organizar os seus snacks sem glúten
- Planeie com antecedência: guarde uns snacks na mala ou na mochila no início da semana.
- Tenha sempre um pacote de bolachas sem glúten no trabalho: assim evitará recorrer a outras opções que possam conter glúten.
- Envolva os miúdos: escolher qual o snack que querem levar dá-lhes autonomia e aumenta a probabilidade de que comam com satisfação.
- Leve variedade: alternar entre doce e salgado ajuda a que não se farte e a cobrir diferentes alturas do dia.
Comer sem glúten, sem complicações
Ter uma alimentação sem glúten, quer seja por escolha ou por necessidade, não tem de ser complicado nem aborrecido. Atualmente existem produtos sem glúten seguros, saborosos e práticos, como os da Gullón, que lhe permitem manter o seu ritmo sem renunciar ao prazer de comer bem.
Porque na verdade, é disso que se trata: cuidar de si e dos seus, sem complicações e com sabor.











