Os cereais e os seus derivados são a base da alimentação de muitas culturas, de facto, são um dos pilares da Dieta Mediterrânica. Pertencem ao grupo dos alimentos ricos em hidratos de carbono, mas são o único nutriente que transmitem. Vamos ver tudo o que nos transmitem na nossa alimentação diária.
Fonte de nutrientes
Os cereais são uma fonte de nutrientes importantes para a nossa saúde. Como nutrientes não nos referimos apenas aos já conhecidos hidratos de carbono, mas que também são uma fonte importante de proteínas, gorduras, fibra, minerais e vitaminas.
A quantidade que contêm destes nutrientes varia em função do tipo de cereal que consumimos.
O que são cereais integrais?
Os cereais integrais são os que conservam ao máximo as propriedades nutricionais deste alimento tão básico. Terão mais nutrientes, quantas mais partes do grão conservem ao ser consumidos.
Vejamos as diferentes partes dos cereais:
- Salvado: também conhecido como pericárpio. É a parte exterior do grão e aqui encontramos a fibra (maioritariamente celulose), as vitaminas do grupo B e minerais como o zinco, o ferro, o cálcio ou o magnésio.
- Semente: conhecida como endosperma. É muito rica em amido e proteínas. Aqui encontramos a maior parte dos aminoácidos (os compostos que formam as proteínas).
- Gérmen: é a parte mais interna do grão. Aqui, encontramos alguns ácidos gordos, algumas proteínas e, novamente, uma boa quantidade de vitaminas (sobretudo vitamina E) e minerais.
Existem inúmeros estudos que demonstram que consumir cereais integrais tem benefícios para a saúde. É possível que contenham mais nutrientes devido ao facto de possuírem maior riqueza em minerais, antioxidantes e vitaminas. Portanto, têm muitos benefícios para a saúde, como explicaremos no artigo “as propriedades dos cereais integrais”.
Para todos os gostos
Tipos de cereais há muitos, e cada um tem as suas particularidades. Além disso, a globalização permitiu alargar ainda mais a oferta comercial à qual podemos aceder. Atualmente, incluem-se neste grupo novos alimentos de outros países que até agora desconhecíamos, ou o seu mercado era menor.
Dentro do grupo dos cereais encontramos: o trigo, o triticale, a cevada, o sorgo, o arroz, a aveia, o centeio, o amaranto, o trigo sarraceno, o milho, o painço… De todos estes podem sair vários derivados como farinhas, massas de arroz, pães, cereais de pequeno-almoço, massa de pizza, bolachas, bolos…
Cereais para todas as pessoas
E agora que conhecemos os seus benefícios nutricionais, as variedades e as formas em que os podemos comer, surge a pergunta, podem ser consumidos em todas as etapas da vida?
A resposta é: sim. Os cereais são um alimento que começa a fazer parte da nossa alimentação desde muito pequenos.. Quando se começam a introduzir os diferentes grupos na alimentação complementar, a partir dos 6 meses de idade, já é possível incorporar os cereais na dieta diária. E desde esse momento, salvo casos particulares, podem fazer parte da alimentação de todas as pessoas. Devem estar presentes na dieta dos desportistas devido à sua contribuição energética, na das crianças devido à sua variedade de nutrientes e devido à aceitação do seu sabor, em pessoas idosas devido à sua quantidade de fibra, grávidas ou em período de amamentação, etc. A diferença entre eles será a quantidade que devem consumir, que também dependerá da atividade física que se realizar.
E se quero perder peso? Também os pode consumir. Os cereais fazem parte da alimentação equilibrada. Nesta, incluem-se todo o tipo de alimentos na sua medida adequada, e este grupo de alimentos também é recomendado para conseguir manter um peso adequado. E os cereais integrais são um aliado nas indicações de perda de peso. A sua fibra pode exercer um poder saciante, mas, além disso, a sua riqueza nutricional é necessária para a alimentação diária.
Assim, queremos propor-lhe uma opção para que hoje não se esqueça de tomar a sua dose de cereais, que tal umas bolachas Crocant de Flocos de Aveia sem açúcares adicionados?