Cuidar do nosso corpo é fundamental. Ao fazê-lo ficará com uma boa condição, saudável, equilibrada, forte e silhueta mais esguia. Isto graças a uma alimentação variada e nutritiva, um descanso adequado e à realização de atividade física, mais concretamente dos exercícios para tonificar os braços.
A partir de determinada idade, os braços perdem força e aparece a flacidez. Ao exercitar os seus músculos, para além de os tonificar e fortalecer, também estará a gerar um enorme benefício para a sua saúde geral ao ajudar a desenvolver maior resistência, flexibilidade, coordenação e equilíbrio, favorecendo o processo de queima de gordura e as suas articulações e ossos estarão mais protegidos.
As vantagens e os benefícios de tonificar os braços
Uma das recomendações para fortalecer a condição muscular dos seus braços é implementar determinados acessórios como pesos e halteres. De acordo com a Clínica Mayo, o treino com pesos ajuda a perder gordura, a aumentar a força e o tónus muscular, e a melhorar a densidade óssea. No entanto, se não o fizer corretamente, este treino com pesos não trará estes benefícios e até poderá causar lesões.
“Levante um peso adequado com o qual possa realizar entre 12 e 15 repetições e adote a posição correta do seu corpo. Ao levantar pesos, use toda a amplitude de movimentos das suas articulações. Se não conseguir fazê-lo corretamente, diminua o peso ou o número de repetições”, recomendam os profissionais da Clínica Mayo.
Para evitar lesões, é importante prestar especial atenção à técnica de execução dos exercícios e seguir as orientações de um personal trainer. Não podemos começar a fazer exercícios de braços se não soubermos ou não conhecermos a forma de o fazer corretamente.
Quais são os melhores exercícios para tonificar os braços
1. Flexões de tríceps
Um dos movimentos mais favoráveis para atingir uma correta tonificação dos seus braços são as flexões de tríceps. Para executar este exercício de forma eficiente terá de colocar as mãos alinhadas com os cotovelos e os ombros em linha reta. Em seguida, coloque-se em posição de flexão e apoie a outra parte do corpo nas pontas dos pés. Depois, deverá baixar-se lentamente, procurando colocar os cotovelos junto ao corpo e inspirando; ao subir deverá expirar o ar para ter mais impulso.
2. Flexão de peito
A flexão de peito é outro exercício muito positivo. Para a realizar, adote uma posição de prancha alta apoiando as mãos de forma mais ampla do que a zona dos ombros. Desça lentamente o corpo atá ao chão e dobrando os cotovelos de forma a conseguir fazer um ângulo de 45 graus. Em seguida, expire o ar e suba para voltar à posição inicial. Irá conseguir trabalhar deltoides, dorsais, tríceps e core.
3. Curls de bíceps
Falamos de uma rotina ideal para tonificar o referido músculo. Para começar, deverá ficar parado(a) com a coluna direita e relaxar os ombros. Em seguida, pegue nos halteres, flita os braços até que as suas mãos cheguem à altura dos seus ombros. Uma variante: caso não queira usar halteres, utilize tensores ou elásticos que vai segurar com as plantas dos pés e repetir o mesmo movimento de flexões de braços.
4. Fundos
Neste caso, os dips de tríceps, ou vulgarmente também chamados de fundos, são realizados no banco do ginásio ou numa cadeira em casa. Para o realizarmos de forma correta, deverá encostar as costas a uma cadeira e apoiar as mãos no assento. Em seguida, estique as pernas e dobre ligeiramente os joelhos, fletindo os cotovelos e baixando o centro do seu corpo. É um exercício que tonifica os tríceps, peitorais e deltoides.
5. Extensão de tríceps
Uma opção muito recomendável é a extensão de tríceps. Para fazer este exercício terá de segurar no centro do haltere com uma mão, colocar os pés ao nível dos ombros e contrair o abdómen. Depois, levante o haltere por cima da cabeça com uma extensão total do seu braço apontando com os nós dos dedos para o teto. Em simultâneo, terá de dobrar o cotovelo e fazer descer o haltere atrás da sua cabeça, mantendo a parte superior do braço fixa e fletindo apenas o antebraço.
6. Press de ombros
Neste caso, deverá colocar-se com as pernas abertas e pôr os halteres por cima dos ombros e à altura das orelhas, conseguindo fletir os braços a 90 graus. Por fim, estique os braços em linha reta e baixe lentamente para adotar a posição inicial.
7. Elevações laterais
Para trabalhar braços e ombros poderá realizar elevações laterais. Sempre com as pernas abertas e dobradas. Em seguida, pegue nos halteres e eleve os braços na vertical junto ao corpo. O movimento consiste em levantar os braços para os lados para formar um T.
E os 7 exercícios para tonificar os braços são uma atividade dinâmica, saudável e eficiente no cuidado dos seus músculos, ossos e articulações da parte superior do corpo. Se começar a praticá-los, não notará apenas alterações nos seus braços. Irá sentir-se muito mais ágil e forte para as tarefas do seu dia-a-dia, como por exemplo, carregar os sacos das compras, andar com uma garrafa de água, guardar coisas pesadas nos armários ou andar com uma criança ao colo. Também poderá combiná-los com exercícios para o core e uma tabela para las piernas.