De certeza que já ouviu falar delas, já as usou e que umas lhe saem melhor que outras. Damos-lhe a conhecer as 8 inteligências múltiplas propostas por Gardner: linguística, lógico-matemática, espacial, musical, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista. Com qual se identifica?
Cada um de nós identifica-se com uma área diferente. Ou com várias ao mesmo tempo. Por exemplo, há quem tenha mais desenvolvidos os sentidos musicais, outras pessoas são génios da matemática e outros ainda têm mais facilidade na escrita. Isto não significa que não possam gostar de várias áreas em simultâneo. É uma das conclusões a que chegou o neuropsicólogo e educador da Universidade de Harvard, Howard Gardner, no seu livro Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences ou as inteligências múltiplas.
Quais são as 8 inteligências múltiplas e para que servem
1. Inteligência linguística
Refere-se às crianças ou pessoas que costumam desenvolver muito mais diferentes atividades relacionadas com a linguística. Ou seja, escrever, falar, ler, contar histórias, dominar o uso da palavra, cantar, fazer poemas… também está relacionada com as línguas e a as palavras em geral.
2. Lógico-matemática
Neste caso, a inteligência está mais relacionada com os números. São todo o tipo de exercícios de matemática, como as operações, o cálculo ou a resolução de problemas e que estão mais relacionadas com o raciocínio e a lógica.
Há pessoas que desenvolvem muito antes este tipo de inteligência e que são capazes de realizar esses exercícios melhor que outras. Para se conseguir ir desenvolvendo esta inteligência é preciso praticar, e uma boa saída profissional poderá ser a informática, as novas tecnologias e a Inteligência Artificial.
3. Inteligência espacial
Existem mais inteligências e poderá sentir-se identificado(a) com esta. A inteligência espacial costuma estar identificada com a certeza visual e espacial. As pessoas que dominam esta inteligência costumam ser boas em artes e desenho, nas formas, na geometria, com cores e com o sentido do espaço. Aqui podemos falar de profissões como a arquitetura, mas também o desenho, as artes plásticas, entre outras.
4. Musical
Se a anterior estava relacionada com as artes, esta inteligência também está. O sentido do ritmo não é algo que muitas pessoas consigam dominar. Assim, costuma ser uma capacidade inata para criar sons, cantar, tocar instrumentos musicais, compor canções e música.
5. Inteligência corporal cinestésica
É, talvez, uma das menos conhecidas. Muitas pessoas que têm este tipo de inteligência desenvolvida podem ser desportistas e até bailarinos. Costumam ter tendência para realizar atividades em que a força, os movimentos do corpo, o uso das mãos, a flexibilidade ou a coordenação estão presentes. Para muitos é também considerada toda uma arte.
6. Inteligência Interpessoal
Não confundir com a intrapessoal, uma vez que é diferente. Neste caso, está relacionada com a inteligência emocional e o contacto com as restantes pessoas. Assim, há quem esteja mais ligado aos outros, conseguindo saber o que se passa com os outros e oferecendo soluções.
Muitos chefes e líderes têm esta inteligência bem desenvolvida, da mesma forma que os psicólogos e outros profissionais em que a socialização está presente. São pessoas que costumam trabalhar bem em equipa, comunicam bem com os outros, e adoram conhecer pessoas.
7. Inteligência intrapessoal
Neste caso, é um pouco diferente da anterior. Costumam ser pessoas bem mais autónomas que trabalham bem com elas próprias e que não necessitam de muitas pessoas para se sentirem autorrealizadas.
Conhecem-se bem, gostam de estar sozinhas e trabalham os sentimentos e emoções. A anterior não é incompatível com esta, mas geralmente não é costume ter ambas as inteligências desenvolvidas da mesma forma.
8. Naturalista
A oitava inteligência que Howard Gardner estabelece no seu livro Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences é a naturalista. Como a própria palavra indica está relacionada com a natureza e o meio ambiente.
As pessoas que desenvolvem bem esta inteligência costumam ter amor pelo meio ambiente e pelos animais, pelo que as profissões como geólogos, veterinários, físicos, meteorologistas e outros a poderão desenvolver mais.
Para que servem as inteligências emocionais?
Têm diversas ações em diferentes fases da nossa vida. Embora uma das mais interessantes seja a que se aplica nas escolas e instituições para orientar as crianças no seu desenvolvimento. Tanto educadores como pais poderão assim observar qual é a inteligência muito mais trabalhada na criança de modo a saber qual é a parte mais inata e qual não o é. A partir daí são estabelecidas as bases para trabalhar todas as restantes.
Cada uma delas pode ser potenciada, mas é claro que cada pessoa terá preferência por uma ou outra, ou várias, em função dos seus gostos, capacidades e habilidades inatas.