Se quer conseguir uma boa condição física pode experimentar o Body Combat. Este treino junta a prática de diferentes artes marciais ao ritmo da música. Com esta rotina de exercícios cardiovasculares e hábitos saudáveis, conseguirá manter uma saúde excelente.
Se lhe interessa exercitar-se ao ritmo da música, o Body Combat irá ajudá-lo(a) a obter grandes benefícios. Vejamos quais!
Um pouco da história do Body Combat
O Body Combat teve origem no início deste século, num ginásio neozelandês, a partir da mão de uma especialista em artes marciais. Nathalie Leivas queria trazer ao Fitness novas ideias incorporando a música. Desenvolveu um programa de rotinas aeróbicas onde integrou movimentos de diferentes técnicas de autodefesa, entre as quais se destacam o Karaté, o judo, o Tai chi e o boxe.
Como se desenrola uma aula?
Uma aula de Body Combat tem uma duração entre 50 e 60 minutos e é dividida em 3 blocos. Todas as partes da sessão são acompanhadas por música.
- A primeira parte consiste num aquecimento dinâmico e cheio de energia. Irá reconhecer, a pouco e pouco, os exercícios que serão trabalhados na sessão.
- Na segunda parte serão executados exercícios focados na velocidade, energia e resistência. Com cada alteração do ritmo ou da música, os diferentes grupos de músculos vão sendo exercitados. Deverá ser combinado com momentos de descanso para que possamos repor a energia.
- Por fim, a terceira parte da sessão é centrada no domínio da força. No final são realizados alongamentos com um excelente fundo musical.
O principal objetivo deste tipo de desporto é que nos exercitemos através dos movimentos das diferentes artes marciais. Nas diferentes coreografias são combinadas as disciplinas de boxe, judo, taekwondo, etc., mas sem causar qualquer impacto noutras pessoas.
São incluídas rotinas de pernas, abdominais e braços, ao mesmo tempo que se gera uma maior resistência, equilíbrio e coordenação. No Body Combat apenas se trabalha com o peso corporal, e são recriados os movimentos, pontapés e socos de cada modalidade. E toda esta rotina de exercícios é amenizada com a música, o que torna a sessão muito mais divertida e motivadora.
Vantagens de praticar Body Combat
Sem dúvida que o que faz do Body Combat um sucesso são todos os benefícios que o nosso corpo e mente podem obter. Já que, adicionalmente, este treino é adequado para qualquer pessoa, independentemente da sua idade.
Entre algumas das vantagens de praticar Body Combat, temos:
- Ajuda a diminuir ou libertar o stress. Liberta-se muita adrenalina ao realizar os movimentos explosivos.
- As lesões são quase inexistentes porque não iremos combater com outra pessoa.
- Reduz a probabilidade de doenças cardiovasculares e melhora o funcionamento do coração e dos pulmões.
- Irá fortalecer e tonificar a parte superior e inferior do corpo.
- Potencia os músculos devido aos saltos e movimentos explosivos.
- Melhora os ossos e a densidade óssea.
- Irá ativar os reflexos e o equilíbrio do corpo.
- Irá permitir desenvolver estratégias de defesa pessoal.
- O treino com este desporto irá fazer com que o praticante se sinta mais feliz e aumente a sua autoestima.
Recomendações e conselhos para as suas sessões de Body Combat
Para que possa tirar o máximo partido do seu treino de Body Combat e consiga dar o melhor de si, fazemos algumas recomendações que irão servir para que tenha o melhor rendimento:
– Não desespere
É normal que na sua primeira aula não saiba a coreografia e veja em seu redor pessoas que acompanham o ritmo da música sem qualquer problema. Não se esqueça que todas essas pessoas já treinam há algum tempo e todas começaram do zero. Assim, não entre em desespero, tenha paciência e vá aprendendo gradualmente os movimentos do professor.
– Controle os movimentos e o espaço
Ao praticar este desporto não terá adversários, mas deverá assegurar-se de que controla os seus movimentos, uma vez que pode dar uma pancada num colega que esteja mais perto. Da mesma forma, fique de olho nos movimentos dos seus colegas para não invadir o seu espaço e ser atingido(a).
Esta rotina é baseada em muitos movimentos, pontapés e socos no ar, pelo que devemos ser cautelosos para evitarmos qualquer lesão.
– Desfrute da dança enquanto treina
De certeza que sabe que dançar e treinar é possível. Deixe-se levar e desfrute da música enquanto adapta os seus movimentos ao ritmo.
– Boa roupa e hidratação
Deve lembrar-se de levar roupa confortável para treinar, mas não se esqueça de uma toalha e muita água. Estes elementos não podem faltar no treino! Hidratar-se e alimentar-se corretamente é muito importante quando se realiza qualquer treino. Poderá obter mais informação sobre nutrição desportiva neste artigo.
– Muito descanso
O descanso é recomendado para otimizar o treino. Para conseguir um correto descanso devemos deixar que os músculos descansem pelo menos 48 horas.
O Body Combat é uma atividade divertida e animada. É um treino muito motivador em que se trabalha todo o corpo. Liberte o stress ao ritmo a música