Quando vamos ao mercado ou ao supermercado, frequentemente compramos alimentos que não precisamos no nosso dia-a-dia. No artigo de hoje contamos-lhe alguns conselhos para traçar um plano e comprar apenas aqueles produtos que irá consumir durante a semana. Trace um plano e faça compras inteligentes. Quer saber como? Em caso afirmativo, não pare de ler!
Benefícios de traçar um plano para fazer compras inteligentes
Como em tudo, uma boa organização e planeamento são a chave para o sucesso. Não só conseguimos fazer compras mais económicas, como também podemos contribuir para uma boa saúde, escolhendo alimentos saudáveis, sem ter de comprar ingredientes em excesso.
Como traçar um plano
Há muitas formas de planear organização na sua escapadela ao mercado ou ao supermercado. Que passos recomendamos a seguir?
Planeie um menu semanal
Se organiza as suas refeições ao longo da semana, especificando os alimentos que necessita para preparar cada prato, poderá saber de que alimentos precisa exatamente. Também em que quantidades os vai consumir, bem como as especiarias no caso de utilizar algumas. Lembre-se que no momento de delinear o seu menu, deve incluir todo o tipo de alimentos. Verduras e hortaliças, cereais, especialmente os integrais, carne, peixe, ovos, legumes, produtos lácteos, fruta e frutos secos…
Elabore a lista das compras
A partir do menu saudável que delineou, dê uma volta pela sua cozinha e dispensa para verificar que alimentos tem e os que faltam. Desta forma, pode ir anotando todos os produtos que deverá comprar na sua próxima visita ao supermercado ou ao mercado. Esta será a sua lista de produtos imprescindíveis.
Depois de ter redigido a sua lista de compras, chegou o momento de ir buscar os alimentos. O que deveríamos ter em conta neste momento?
Evite ir às compras com o estômago vazio
Se formos às compras com fome é provável que a oferta de produtos que tenhamos diante de nós seja mais atrativa e saborosa. Contribui para nos desviarmos do nosso objetivo inicial, e acabamos por comprar alimentos desnecessários para realizar o nosso menu semanal.
Tenha em atenção os rótulos
Tenha em atenção os rótulos dos diferentes produtos e escolha aqueles com um perfil mais saudável. Ler com atenção os rótulos dos alimentos é básico, pois é onde se reflete toda a informação nutricional do produto. Certifique-se de rever as datas de validade.
Escolha alimentos da época
Normalmente costumam ser melhores sob o ponto de vista organoléptico e nutricional, mas também sob o ponto de vista económico. Os produtos da época são geralmente mais baratos! Isto deve-se ao facto dos custos de produção e da quantidade dos produtos obtidos serem melhores também.
Em que ordem deve fazer as compras
Sabia que a ordem em que escolhe os seus produtos também influencia na realização de compras mais inteligentes? Para além do tipo de alimentos que compramos, devemos ter em conta a sua natureza e conservação para uma maior higiene e segurança alimentar. Neste sentido, recomendamos que comece pelos alimentos que são conservados à temperatura ambiente, tal como a água, a massa ou o arroz. Deixando aqueles que são conservados no frio, tais como a carne, o peixe, os iogurtes e os congelados para o fim. Desta forma, contribuímos para uma maior conservação das correntes de frio, sem alterar em excesso as temperaturas dos diferentes produtos. Também é boa ideia levar sacos isotérmicos que conservem as temperaturas para guardar estes alimentos até chegar a casa.
E você? Faz compras inteligentes? Agora que já sabe como pode planear as suas compras, aproveite para levar a cabo estes conselhos e fazer uma boa compra. Oferecemos-lhe o segredo para evitar desperdícios nas compras. Por isso, trace um plano e faça compras inteligentes no supermercado!