Manter uma relação de confiança com um filho é fundamental, pois permite que a criança se expresse tranquilamente e se sinta mais valorizada e segura. É certo que os filhos não são todos iguais, mas uma boa comunicação com eles é essencial para fortalecer o vínculo pais-filhos. Mas, por que é tão importante? E, acima de tudo, como podemos melhorar? Vejamos!
Em que é que uma boa comunicação com o pai e a mãe ajuda os filhos?
Uma relação próxima e sincera com os filhos pode ajudá-los a:
- Melhorar o desenvolvimento afetivo e social das crianças
- Fortalecer o vínculo entre pais e filhos
- Ajudar a sentir-se melhor e aumentar a sua autoestima
- Se o ambiente familiar for bom, é mais provável que andem bem na escola e com os amigos.
Como podem melhorar a comunicação com os vossos filhos?
Apresentamos alguns conselhos que podem ajudar a melhorar a comunicação com os vossos filhos:
Criar um bom ambiente
É muito importante que o seu filho se sinta confortável para conversar consigo à vontade. Se ele pensar que os pais o vão julgar antes da hora ou ralhar, provavelmente não se vai abrir com facilidade. Como pode conseguir um ambiente de confiança com o seu filho? Faça com que sinta à vontade com a conversa e que o ouve realmente.
Tentar relacionar-se com ele ou com ela
Relacionar-se com o seu filho é uma das chaves do sucesso. Procure interesses em comum que vos aproximem, faça um passeio em família até à montanha ou à praia, tanto faz, o que realmente importante é estarem juntos. Importa que ele/ela veja que os seus pais dedicam tempo do seu dia às coisas de que ele/ela gosta. Além disso, durante estas atividades pode aproveitar para falar e partilhar momentos. Qualquer desculpa é boa para estar com os seus filhos!
Aproveitar as refeições em família
Que melhor momento para conversar com os filhos do que a partilhar uma refeição todos juntos? Todos nós devíamos, pelo menos uma vez por dia, sentar à mesa com os nossos. É uma excelente forma de passar um bom bocado em família e, principalmente, é perfeito para contar como foi o dia de cada um. Pergunte-lhes sobre a escola, sobre as atividades extracurriculares daquele dia, pelos seus amigos, etc.
Mostre interesse pelo que eles lhe contam
É fundamental que o seu filho sinta que os pais se interessam pelas suas experiências e pelos seus problemas, por mais pequenos que sejam. Para uma comunicação correta é essencial saber ouvir, pois assim vai conseguir que o seu filho se sinta compreendido e possa ganhar autoestima.
Deixe que eles contem o que quiserem
É óbvio que todos nós, pequenos e graúdos, temos os nossos assuntos mais privados, mais pessoais, aquelas coisas que partilhamos apenas com certas pessoas. Respeite, não pressione! Deixe que ele fale consigo sobre o que o faz sentir mais confortável. O mais provável é que o seu filho comece a contar pequenas coisas do seu dia a dia e se sentir que o ouvem, que lhe dão os parabéns, lhe dão conselhos, ou até partilham experiências semelhantes com ele, pouco a pouco irá começar a aumentar o seu leque que temas para conversar.
Se vos pedirem conselhos, tente dá-los sempre de forma positiva
É recomendável que, quando der algum conselho aos seus filhos tente fazê-lo sempre de forma positiva e que, previamente, se coloque no lugar deles para tentar perceber o que se passa e por que se sente assim.
Confie neles
Sempre que possível, demonstre que também confia neles. Como o pode fazer? Muito simples. Fale sobre as coisas que acontecem em família (até onde a idades deles permitam saber) e deixe-os participar em algumas das decisões.
Deixe os tabus de lado
Chega um momento na vida de um filho em que certas perguntas começam a surgir. Deve falar abertamente com ele. Se você se sente à vontade, o mais importante é que lhe transmita segurança e ele também se sinta bem por falar consigo, mesmo sobre temas que o podem fazer sentir vergonha. Não se aflija sobre como e o que dizer. Naturalidade acima de tudo!
Com estes conselhos, de certeza que a comunicação com o seu filho será fantástica!